Cotidiano

Indígenas de RR participam de Congresso de tuxauas na Venezuela

Foram discutidas a titulação de terras e a crise econômica

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) participou em Maruak, região da Gran Sabana, Estado de Bolivar, na Venezuela, do primeiro Encontro Internacional de Tuxauas e Caciques Indigenas.

O Congresso, organizado pelo povo Pemon, teve como tema a Luta Ancestral dos Povos Indígenas e debateu a titularização de terras afetadas pela crise econômica generalizada na Venezuela.

Participaram do evento, lideranças indígenas, professores, caciques, advogados e estudantes, pertencentes as tribos Kamarata, Uriman, Kavanayen, Santa Elena de Uairén, Ikabaru e Wonken, Kamaracoto, Arekuna, Taurepang, Akawaio, Wayu, Macuxi e Wapichana.

O vice-coordenador do CIR, Ivaldo André, contou sobre a luta indígena no Brasil, destacando a demarcação e homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, que durou mais de 30 anos.

“A luta de vocês não é diferente da nossa, então é importante fortalecer as regiões, as comunidades indígenas, unir os povos para lutar contra as ameaças e garantir os direitos indígenas, garantir a terra. A terra é a nossa mãe, sem ela não temos vida”, expressou Ivaldo.

O diálogo das lideranças referiu que, “o Governo Venezuelano justifica que as terras indígenas estão em área de fronteira com o Brasil e por essa razão não expedem títulos definitivos”.

Com informações do CIR

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.