Cotidiano

Indígenas de RR participam de Congresso de tuxauas na Venezuela

Foram discutidas a titulação de terras e a crise econômica

Indígenas de RR participam de Congresso de tuxauas na Venezuela Indígenas de RR participam de Congresso de tuxauas na Venezuela Indígenas de RR participam de Congresso de tuxauas na Venezuela Indígenas de RR participam de Congresso de tuxauas na Venezuela

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) participou em Maruak, região da Gran Sabana, Estado de Bolivar, na Venezuela, do primeiro Encontro Internacional de Tuxauas e Caciques Indigenas.

O Congresso, organizado pelo povo Pemon, teve como tema a Luta Ancestral dos Povos Indígenas e debateu a titularização de terras afetadas pela crise econômica generalizada na Venezuela.

Participaram do evento, lideranças indígenas, professores, caciques, advogados e estudantes, pertencentes as tribos Kamarata, Uriman, Kavanayen, Santa Elena de Uairén, Ikabaru e Wonken, Kamaracoto, Arekuna, Taurepang, Akawaio, Wayu, Macuxi e Wapichana.

O vice-coordenador do CIR, Ivaldo André, contou sobre a luta indígena no Brasil, destacando a demarcação e homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, que durou mais de 30 anos.

“A luta de vocês não é diferente da nossa, então é importante fortalecer as regiões, as comunidades indígenas, unir os povos para lutar contra as ameaças e garantir os direitos indígenas, garantir a terra. A terra é a nossa mãe, sem ela não temos vida”, expressou Ivaldo.

O diálogo das lideranças referiu que, “o Governo Venezuelano justifica que as terras indígenas estão em área de fronteira com o Brasil e por essa razão não expedem títulos definitivos”.

Com informações do CIR

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.