Cotidiano

Índice de conciliação no TJRR é maior que média nacional

Dentre as ações que contribuíram para esse resultado positivo para o TJRR, está o Mês Estadual da Conciliação – ConciliaRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) se manteve acima do índice nacional da categoria Justiça Estadual. A edição 2020 do relatório Justiça em Números do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), divulgada na terça-feira (25), mostra que o tribunal superou o próprio percentual da edição passada, que antes era de 13,2%, e esse ano passou a ser 15,7% no último relatório.

Dentre as ações que contribuíram para este resultado estão o Mês Estadual da Conciliação – ConciliaRR (Concilia Roraima), a criação da Câmara de Conciliação da Saúde, e a reativação do Polo de Conciliação Indígena, além da constante atuação concentrada dos Cejuscs (Centros Judiciários de Conciliação) do TJRR, que funcionam em todas as comarcas.

O juiz-coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Aluizio Vieira, destaca que o Poder Judiciário de Roraima tem como uma das metas o incentivo à conciliação processual e pré-processual e com isso, o aumento dos acordos em todo o Estado, evitando a judicialização e reduzindo o tempo de resolução de conflitos.

“Temos trabalhado fortemente na área da conciliação por acreditar que este é um dos caminhos mais céleres e eficazes para promover e garantir a paz social. Assim, além de equipes em constantes capacitações e atualizações, temos nos dedicado às mobilizações concentradas para desafogar a Justiça das ações mais recorrentes, que podem ser resolvidas por meio do trabalho de conciliadores”, explicou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.