Cotidiano

Incêndio criminoso é registrado próximo à escola estadual

Fogo também colocou em risco vários moradores que possuem residências próximas ao local

Um incêndio foi registrado na noite de ontem, 22, em uma área de mata próxima à Escola Estadual Cícero Vieira Neto, no município de Pacaraima. Além da unidade de ensino, o fogo também colocava em risco vários moradores que possuem residências próximas ao local.

Para combater o incêndio foram acionadas as guarnições da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) em Pacaraima. Na ocasião, as equipes do Caminhão de Combate a Incêndio e de Incêndio Florestal atuaram para manter a proteção dos moradores. A informação é que o fogo se alastrou com mais facilidade devido as altas temperaturas registradas no Estado.

Outro fato relatado pelos Bombeiros é que o ocorrido se tratava de um incêndio criminoso. Segundo o CBMRR, testemunhas relataram à equipe de atendimento que o ocorrido teria sido causado por duas pessoas.

“Temos informações de que o incêndio iniciou-se de forma proposital. Isso é extremamente preocupante considerando a situação climática do Estado. Além de lidar com os incêndios florestais naturais, temos que lidar com incêndios provocados intencionalmente”, disse o oficial de Operações de Serviço, tenente Nixon.

ORIENTAÇÃO – Em casos de incêndio próximo à sua residência, o Corpo de Bombeiros orienta que os proprietários prejudicados procurem a Delegacia de Polícia Civil para registrar a ocorrência e informar que deseja a realização de perícia. O delegado então encaminhará o registro ao CBMRR a solicitação.

Outro alerta é com relação à prática de queima irregular no perímetro urbano, tendo em vista que tal prática é considerada transgressão pela lei de crimes ambientais, conforme a Lei N° 9.605 de 1998.

“Conforme a legislação, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime passível de punição. A pena para quem comete o crime de poluição é de reclusão, podendo o período variar de seis meses a quatro/cinco anos, além do pagamento de multa”, completou o CBMRR.