Cotidiano

Imigrantes são transferidos para abrigos temporários em Boa Vista

Todos serão acomodados e não ficará mais ninguém vivendo a céu aberto na praça, segundo a organização

Na manhã deste domingo, 06, mais de 800 imigrantes venezuelanos estão sendo transferidos da praça Simon Bolívar, em Boa Vista, para os abrigos temporários Latife Salomão e Santa Teresa.

Os trabalhos estão sendo realizados pela Força Tarefa Humanitária no Estado de Roraima, denominada de operação ‘Acolhida’. 

Segundo o coronel Swami Fontes, todos eles estão recebendo a atenção necessária quanto à alimentação, além da organização cadastral.

“Neste momento eles estão sendo identificados, cadastrados e imunizados. A ação está ocorrendo de forma ordeira e até o final do dia devemos encerrar o operação”, explicou o coronel.  

Ele disse ainda que não ficará nenhum imigrante na praça. “A praça ficará fechada, e todos que estão aqui serão acomodados nos abrigos temporários onde possuem a estrutura necessária”, afirmou.

Ricardo Sotto, 35, está em Roraima há menos de um mês e assim como milhares de irmãos venezuelanos, ele também deixou a Venezuela (VE) por conta da atual crise política e econômica.

Ele conta que a transferência para o abrigo é algo positivo para eles. “Aqui não temos higiene e quando chove ficamos em situação difícil”, disse.

Carla Serrado, 30, é prima de Ricardo e tem o mesmo pensamento dele. “Muito melhor irmos para o refúgio, mais organizado e estamos recebendo uma atenção muito especial por parte dos brasileiros. Viemos em busca de empregos e superação”, revelou.

Os trabalhos iniciaram as 3h da manhã e devem seguir até o final da tarde deste domingo. Ônibus estão sendo utilizados para o transporte das pessoas e bagagens.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.