Cotidiano

Imigrantes passam mais uma noite com chuva na Praça Simón Bolívar

Para minimizar a situação, após as chuvas, equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) estão dando suporte as ações de assistência aos venezuelanos

A chuva dessa madrugada e manhã desta sexta-feira, 27, em Boa Vista, deixou os imigrantes venezuelanos, mais uma vez, desalojados na Praça Simon Bolivar. No local existem cerca de 800 pessoas, morando de forma improvisada em barracas.

Mas a chuva foi tão forte que alagou a praça e teve família que não conseguiu dormir, como relata o operador de máquinas pesadas José Leal Rangel, de 60 anos.

“Quando começou a alagar a área das barracas, fomos para a parte onde tem o concreto. Um grupo acabou pegando uma lona grande para fazer uma tenda improvisada. Alguns  conseguiram se abrigar nela, mas o restante teve que procurar outros locais para fugir da chuva”, disse.

Para minimizar a situação caótica que ficou o local, após as chuvas, equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) estão, desde cedo, fazendo controle da área e dando suporte ao pessoal da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) nas ações de assistência aos imigrantes.

A ação está sendo acompanhada pelo secretário da SMST, Raimundo Barros. De acordo com ele, as equipes estão realizando orientações em relação ao controle de entrada e saída das pessoas que estão na praça, “até para a segurança deles”.

“Apenas os imigrantes com um cartão de identificação podem entrar ou sair do local. Vale destacar que essa medida visa não só manter a ordem dentro da praça, mas também garantir a segurança deles”, explicou.

Após a chuva dar uma trégua, os refugiados do país vizinho vão aos poucos reorganizando o local. Segundo Norelis Ramirez, 28 anos, a batalha do dia só está apenas começando, uma vez que por conta dos transtornos, o café da manhã planejado por eles precisou ser suspenso.

“O trabalho agora é reorganizar o local, pois a chuva acabou molhando tudo o que tínhamos, inclusive o carvão utilizado na preparação do fogo para o cozimento dos alimentos. Esperamos que faça um pouco de sol para secar tudo”, comentou.

VEJA O VÍDEO: 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.