Igreja de São Sebastião está localizada no centro histórico de Boa Vista.(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Igreja de São Sebastião está localizada no centro histórico de Boa Vista.(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Igreja de São Sebastião, no Centro de Boa Vista, foi alvo de invasão quando criminosos arrombaram uma das janelas internas da paróquia e furtaram o sacrário — local onde são guardadas as hóstias consagradas, consideradas sagradas pela Igreja Católica. Um ventilador de pedestal também foi levado.

O furto foi percebido na noite desse domingo (16), após uma ministra da Eucaristia avisar à equipe da paróquia que alguém havia entrado na capela. O pároco Mauro Maia relatou que estava na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo quando recebeu o aviso sobre a invasão e se deslocou imediatamente ao local.

“Arrombaram uma janela do lado interno e profanaram a Eucaristia. Levaram as hóstias consagradas e o sacrário”, disse o sacerdote. Segundo ele, o objeto tem aparência dourada, mas não possui valor material expressivo. “Certamente acharam que era valioso por causa da cor, mas é apenas tinta dourada. Não é ouro, nem banho de ouro.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A Diocese de Roraima anunciou, em nota nesta segunda-feira (17), a celebração de uma Missa de Desagravo, que é um rito para reparar simbolicamente a profanação de objetos, espaços ou sacramentos considerados sagrados. A celebração está marcada para a próxima quinta-feira (20), às 18h, na própria Igreja de São Sebastião.

“Ficamos mais preocupados com a questão mesmo religiosa porque para nós a Eucaristia é sagrada. As hóstias são consagradas e é uma profanação que fizeram”, finalizou o padre.