Cotidiano

Igreja Católica muda calendário de eventos da Semana Santa

A procissão de domingos de ramos e a do domingo da páscoa foram canceladas

As igrejas católicas do Estado de Roraima terão que se adequar a um novo cenário para a páscoa desse ano, de acordo com as orientações da Diocese de Roraima diante da pandemia de Coronavirus (Covid-19). Com a orientação, assinada por Dom Mário Antônio da Silva, bispo do Estado, missas tradicionais sofrerão mudanças.

Segundo a determinação, o Domingo de Ramos (5), que ocorre no próximo domingo, uma semana antes da páscoa nas comunidades paroquiais, ocorrerá sem a benção e a procissão de ramos. A coleta para a Campanha da Fraternidade, que ocorre tradicionalmente nessa data, ocorrerá posteriormente, em data a ser divulgada. A Missa do Crisma também será postergada.

A tradicional cerimônia do lava-pés não fará parte da programação da Quinta-feira (9) Santa. Já na Sexta-feira Santa (10), que não contará com a procissão ou Via Sacra encenada, será incluída uma prece para aqueles que tiveram alguma perda por conta da Covid-19. A Coleta para os Lugares Santos também ocorrerá em nova data a ser divulgada.

No Sábado Santo, não haverá a benção do fogo, porém o acendimento do Círio e o resto da Proclamação da Páscoa seguem normalmente, com uma única ressalva: Na Liturgia Batismal, permanecerá somente a renovação das promessas batismais. Por fim, não haverá a procissão de Domingo de Páscoa.

Durante toda a semana, ocorrerão missas nas paróquias ou áreas missionárias. Aqueles que não puderem participar presencialmente, por conta das restrições, poderão celebrar com sua família em casa. A igreja está transmitindo as missas pelas redes sociais da diocese.