Cotidiano

Hospital do Amor realiza exames de mamografia e Papanicolau

Futuramente também serão realizados exames para detecção de câncer de pele, de boca, do sistema digestivo, além de determinados procedimentos cirúrgicos

Embora já esteja fazendo atendimentos, o Instituto de Prevenção ao Câncer, vinculado ao Hospital de Amor, foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (2).

A supervisora administrativa da unidade de saúde, Maria Helena Brito dos Santos, informou que a estrutura está montada para atender pacientes de 50 a 69 anos com exames de mamografia, e pacientes de 25 a 64 que queiram fazer o exame preventivo (Papanicolau).

“Serão ofertadas 50 mamografias diárias e 75 coletas do exame Papanicolau, além de biópsias e dos atendimentos ofertados pela carreta, totalmente equipada, que vai percorrer os municípios com a mesma quantidade de atendimentos. A previsão é de cerca de 2 mil mamografias mensais”, disse.

“A intenção, por meio desses exames, é identificar precocemente algum problema, para que haja tratamento eficaz e dê a paciente chances de cura”, ressaltou Maria Helena.

Futuramente também serão realizados exames para detecção de câncer de pele, de boca, do sistema digestivo, além de determinados procedimentos cirúrgicos.

Para as mulheres que pretendem buscar atendimento no Hospital de Amor, não é necessário encaminhamento. Basta se dirigir à unidade com cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

O exame de Papanicolau está disponível para mulheres de 25 a 64 anos. Já o exame de mamografia está sendo feito em mulheres de 50 a 69 anos. Em duas semanas de funcionamento, mais de 500 pessoas receberam os serviços da unidade.

A concretização do Hospital de Amor em Boa Vista contou com o apoio da ex-senadora Ângela Portela e do deputado federal Hiran Gonçalves que, juntos, destinaram recursos na ordem de R$ 30 milhões. O terreno foi doado pelo Governo do Estado e a unidade foi construída e é gerenciada pela Fundação Pio XII.


Maria Helena: A intenção é identificar precocemente algum problema, para que haja tratamento eficaz e dê a paciente chances de cura (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV).

O governador Antonio Denarium participou da solenidade, e lembrou do seu trabalho juntamente com a então senadora Ângela Portela e o deputado federal Hiran Gonçalves, que estiveram no evento de inauguração, para conseguir recursos e terreno adequado para a construção da unidade.

“Esse foi meu primeiro projeto depois de eleito, ainda em 2018. Antes mesmo de tomar posse eu fui à Brasília lutar por essa unidade e hoje as mulheres de Roraima já podem usufruir de um espaço com equipamentos modernos e atendimento totalmente gratuito para protegerem sua saúde”, relatou.

O ministro Marcelo Queiroga destacou a eficácia do tratamento preventivo ao câncer que acomete as mulheres e também falou que a estratégia de trabalho do Hospital de Amor deve ser estimulada e aplicada em outros estados do Brasil.

“O enfrentamento às doenças oncológicas, sobretudo câncer de mama, o câncer que mais mata as nossas mulheres, deve ser feito com ações de busca ativa, que permitem o diagnóstico precoce, consequentemente, um tratamento menos sofrido e mais eficaz para quem padece dessa doença. Então, é um modelo que tem que ser analisado, precisa ser estimulado e aplicado em outras regiões do nosso Brasil”, recomendou.


Secretário de Saúde, Airton Cascavel; governador Antonio Denarum, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (Foto: Secom-RR 

CARRETA

A unidade está trabalhando na elaboração de um cronograma junto às coordenações de saúde dos municípios, para conclusaõ inciar os atendimentos à população do interior do estado.