Cotidiano

Hospitais passam a contar com novos geradores de energia

A medida visa garantir maior estabilidade energética para as atividades das unidades do Estado

As duas maiores unidades hospitalares do Estado, o Hospital Geral de Roraima (HGR) e o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), passarão a contar com novos geradores de energia. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nesta quinta-feira, 05.

Conforme o coordenador geral de Administração da Sesau, Fredson Baraúna Bento, os geradores são importantes para garantir o funcionamento de equipamentos que dependem de energia elétrica em casos de interrupção no abastecimento. “A estabilidade energética é importante para garantir a segurança dos pacientes e o trabalho dos servidores, além de evitar os prejuízos financeiros dos equipamentos e curtos circuitos devidos as quedas de energia”, explicou.

Com os investimentos, o HGR passa a conta com quatro novos geradores suficientes para atender toda a unidade. Os equipamentos anteriores atendiam apenas setores essenciais, enquanto os outros blocos ficavam desassistidos quando havia interrupção no fornecimento de energia elétrica. Os quatro novos geradores possuem a potência de 500 KVA cada, totalizando dois megas. Os equipamentos passaram por fase de testes nos setores como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Grande Trauma, setores administrativos e os Centros Cirúrgicos. Nesta segunda fase, a Sesau está fazendo a adaptação elétrica para interligar todos os blocos aos novos geradores.

Dos quatros geradores retirados do HGR, dois foram encaminhados para serem instalados no Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS) e outros dois na Clínica Especializada Coronel Mota (CECM). Os geradores destas unidades serão substituídos por não atenderem à demanda e beneficiarão unidades menores, no município de Amajari e Caroebe.

Dois novos geradores estão em fase de testes no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), atendendo os setores administrativos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermarias. O funcionamento pleno destes geradores deve ocorrer nos próximos dias.

Os aparelhos retirados do HMINSN serão instalados na unidade do município do São Luiz, de onde o gerador está em péssimas condições, na unidade do município de Pacaraima, que sofre com constantes quedas de energia e na Penitenciária Agrícola Monte Cristo (Pamc). As instalações ocorrerão nos primeiros meses deste ano.

 

MANUTENÇÃO

Além de adquirir novos geradores, a Sesau realizou avaliação técnica e providenciou a manutenção corretiva e preventiva nos geradores de todos os municípios com unidades de saúde de gestão estadual ao longo de 2016.

Depois de dez anos, foram recuperados os geradores instalados no Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen), Centro de Hematologia e Hemoterapia de Roraima (Hemocentro) e o Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem (CCDI) que teve a rede elétrica reforçada para que não ocorressem problemas na utilização dos novos equipamentos instalados na unidade. Em 2017, serão adquiridos novos geradores para atender o Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) que será inaugurado neste ano.

Com informações do Governo Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.