A partir de hoje, 19, a Usina Hidrelétrica de Jatapu, localizada no município de Caroebe, região Sul de Estado,
funcionará em fase de teste com quatro turbinas, gerando energia com capacidade total de 10 megawatts
para suprir a demanda de municípios ao Sul e Sudeste do Estado.
Em maio deste ano, a Companhia Energética de Roraima (Cerr) iniciou o processo com a aquisição de duas novas turbinas e revitalização de duas antigas – que geram 2,5 megawhatts cada uma, além do reequipamento da subestação elevadora de 69 kV, sendo interligada ao Linhão de Guri, na Venezuela.
O processo de revitalização da Usina se deu por conta da alta demanda dos municípios conforme o passar dos anos e do desgaste das duas turbinas antigas geradoras de energia. Hoje os municípios atendidos pela Usina são; São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, vilas e vicinais – com aproximadamente 30 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A estimativa de recursos gastos com manutenção da Usina, que foi iniciada em 2009, a revitalização este ano, além do reequipamento com a subestação, custou ao Governo do Estado aproximadamente R$ 100 milhões, segundo o presidente da Cerr, Francisco Frenandes. Os gastos mensais com manutenção e pagamento de funcionários chegam perto de R$ 100 mil.