Greve de técnicas de enfermagem interrompe home care da Unimed Fama

Uma família de Boa Vista denuncia a interrupção do serviço de home care prestado pela Unimed Fama após a paralisação de técnicas de enfermagem, que estão em greve desde o dia 23 de dezembro de 2025 por atraso no pagamento do 13º salário.

Segundo o relato da família, a suspensão do atendimento deixou uma paciente acamada há mais de três anos sem assistência contínua, apesar de o serviço ser garantido por decisão judicial.

A paciente, Denize Gonçalves, de 78 anos, apresenta quadro clínico grave, com diagnóstico de Alzheimer em estágio avançado, Parkinson e histórico de convulsões.

A filha Deizimar Gomes, de 55 anos, é PCD e relata a rotina com dificuldade, devido a ausência das técnicas de enfermagem.

“Ela depende de cuidados especializados, como horário e aplicação de medicamentos, alimentação por sonda e procedimentos de aspiração, que passaram a ser realizados de forma improvisada aqui em casa, e nós estamos pagando o plano de saúde dela. É nosso direito”, contou.

Além da ausência das técnicas de enfermagem, a família informou que outros atendimentos previstos no plano, como fisioterapia, também deixaram de ocorrer. Segundo o relato, apenas visitas pontuais de médico, enfermeira e fonoaudióloga têm sido mantidas, o que, segundo a família, não supre as necessidades da paciente.

A família cobra providências do hospital e afirma que a interrupção do serviço coloca a paciente em situação de risco. Também relata que a situação não seria isolada e que outros pacientes atendidos pelo mesmo serviço enfrentariam problemas semelhantes.

O que diz a Unimed Fama

A reportagem da Folha procurou a Unimed Fama para esclarecer os motivos da paralisação, o atraso no pagamento às profissionais e se há medidas a serem adotadas para garantir o cumprimento do home care para os pacidentes. Até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. O espaço permanece aberto.