O programa de eficiência energética “Cerr na Comunidade” desenvolvido pela Companhia Energética de Roraima vai sortear, até o final deste ano, 159 geladeiras. Nesta etapa, participam do programa os consumidores dos municípios de Rorainópolis, que receberão 48 unidades; Caracaraí, 74 e São Luiz, 37.
Para o próximo sorteio, previsto para abril, já estão aptos a participar 117 unidades consumidoras de Rorainópolis, 207 no município de Caracaraí e 51 refrigeradores estão destinados para sorteio em São Luiz. Em Rorainópolis a Cerr já entregou, por meio da seleção, 63 refrigeradores novos e mais eficientes que reduzem o desperdício e consumo de energia.
As inscrições encerram no dia 7 de abril, e para participar do sorteio, o consumidor precisa estar inscrito no programa de Tarifa Social, destinado à população de baixa renda, que necessariamente deve estar inscrito no Cadastro Único dos Programas do Governo Federal, o CadÚnico, como por exemplo, o programa Bolsa Família, como também ser beneficiário da Prestação Continuada da Assistência Social.
DOCUMENTOS
Para ter acesso aos benefícios do Programa é necessário apresentar na agência CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), no caso de indígenas.
A pessoa deve informar o código da unidade consumidora a ser beneficiada e ainda de Identificação Social, ou, no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada, o Número do Benefício. Caso seja deficiente físico, apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico.
Segundo o chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Cerr, Wagner Xavier, um dos focos do Programa é a população de baixa renda, por isso, são realizadas palestras educativas de eficiência energética junto às comunidades, escolas, além de entidades beneficentes, associações e órgãos de governo, com intuito de capacitar e sensibilizar a comunidade, alunos, professores em suas ações e práticas diárias, sensibilizando sobre o desperdício e uso inteligente de energia.
Com informações do Governo do Estado.