Cotidiano

Governo envia à ALE-RR projeto que transforma, cria e extingue secretarias

Conforme o PL, serão extintas a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e o Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti)

O governo do Estado enviou, nessa terça-feira, 30, um Projeto de Lei (PL) à Assembeia Legislativa de Roraima (ALE-RR) referente à Reforma Administrativa, onde transforma, cria e extingue secretarias e institutos. 

Conforme o documento, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) será transformada em Secretaria de Estado da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Inovação (SAICTI). Já a Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima (Sefaz-RR) passará a ser Secretaria de Estado da Economia (SEEC).

O Projeto de Lei do Executivo também prevê a criação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (IATER).

Além destas mudanças, de acordo com o PL, serão extintos a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e o Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti).

Na sessão desta quarta-feira, 1º, a matéria foi lida durante o grande expediente pelo deputado estadual Eder Lourinho (PTC).

Outras secretarias 

Em setembro deste ano, a gestão estadual criou três secretarias extraordinárias, com duração de um ano. Foram instituídas as secretarias de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (SEEDIS); de Estado Extraordinária de Relações Federativas (SEERF) e a de Estado Extraordinária de Governo Digital (SEEGD).

A primeira foi criada para coordenar e operacionalizar políticas públicas de responsabilidade social, desenvolvimento humano, cidadania e inclusão social, além da promoção, defesa e garantia dos direitos humanos. A SEERF foi para dar assistência ao governador na articulação com os demais entes da Federação para o desenvolvimento de políticas comuns e a SEEGD foi instituída para desburocratizar, modernizar, fortalecer e simplificar a relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais, acessíveis inclusive por dispositivos móveis, disponibilizado em plataforma única do acesso às informações, além de outras funções.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.