Cotidiano

Governo do Estado diz que tem estoque de 1 milhão de seringas

A Sesau informou ainda que, há processos de aquisição desses materiais em andamento e que o cronograma de vacinação será seguido conforme as definições do Ministério da Saúde

Atualmente, o combate ao Covid-19, tem sido uma das maiores preocupações em todo o mundo, e as chegadas das vacinas aos estados têm se tornado um dos assuntos mais discutidos.

Segundo o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Roraima dispõe de um estoque aproximado de 1.100.000 seringas disponíveis para a aplicação das vacinas.

A Secretaria informou ainda que, há processos de aquisição desses materiais em andamento e que o cronograma de vacinação será seguido conforme as definições do Ministério da Saúde.

“Sobre a vacinação, existe um plano nacional de imunização que será seguido pelas coordenações estaduais, e em Roraima, as estratégias serão sugeridas e apoiadas pelo Estado e definidas pelos municípios, sendo os responsáveis pela execução das atividades de vacinação”, diz trecho da nota.

Sobre esse plano a Sesau afirma que as discussões têm sido feitas através COE (Centro de Operações Estratégicas), estabelecendo as ações estratégicas de prevenção e combate a doença diante do cenário epidemiológico atual.

“É importante reforçar que todas as medidas estão sendo discutidas de forma integrada no COE, e que a população terá conhecimento das ações”, informa a secretaria.

“Roraima é uma das regiões prioritárias no PNI (Programa Nacional de Imunização), pois possui a situação de vulnerabilidade da população indígena, dificuldades geográficas, aumento crescente da população, nível de adoecimento do Amazonas, além de outros aspectos importantes que devem ser avaliados com cautela pelo Governo Federal”, frisa.