Cotidiano

Governo anuncia realização de concurso público para professores

Conforme publicação feita no Diário Oficial, comissão e subcomissões foram criadas para definir o número de vagas

Governo anuncia realização de concurso público para professores Governo anuncia realização de concurso público para professores Governo anuncia realização de concurso público para professores Governo anuncia realização de concurso público para professores

O Governo do Estado anunciou a constituição de uma comissão e subcomissões para realização de concurso público para o cargo de professor indígena e não-indígena da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). 

De acordo com o decreto nº 24.405-E, publicado no Diário Oficial do Estado de 29 de novembro de 2017, a comissão foi criada considerando o enquadramento da categoria, prevista na Lei nº 892/2013, que trata sobre a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima (PCCREB).

Segundo o DOE, a comissão central será formada por cinco pessoas, sendo quatro professores e um servidor que atua no setor da biblioteca. As subcomissões também serão montadas com cinco pessoas cada. Na primeira delas, a subcomissão indígena será formada por quatro professores, com um deles sendo professor e diretor de departamento, além de um técnico em assuntos educacionais. Na segunda sub-comissão, para não-indígenas, serão dois professores, dois administradores e um assistente administrativo.

OBJETIVO – Conforme o Governo do Estado, o objetivo da comissão é realizar levantamento e definir a necessidade de professores, para atender as demandas educacionais da rede pública estadual de ensino. “A finalidade de realizar o concurso público é exatamente para que a rede estadual disponha de profissionais efetivos em seu quadro e não mais professores temporários”, informou.

No entanto, ainda não há previsão de realização da seleção, pois o governo ressaltou que somente “a partir das necessidades identificadas decorrerão as demais etapas de realização do certame”.

Sobre o número de vagas, a Seed esclareceu que também não há ainda uma previsão de quantas serão, tendo em vista que a elaboração do edital só poderá ser feita após o término do levantamento da demanda, feita primeiramente pelas comissões.

“O quantitativo de vagas por componente curricular será definido após a conclusão da primeira etapa dos trabalhos da Comissão, observando sempre a necessidade identificada”, explicou o governo. Por fim, o Estado ressaltou que o decreto não limita o prazo para conclusão dos trabalhos, embora a Comissão entenda que esse trabalho requer vigência.

PROFESSORES ESTADUAIS – O anúncio da criação da comissão foi feito na mesma semana em que a Folha divulgou que o Governo do Estado descumpriu o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPRR). Conforme o acordo feito entre as instituições, o governo deveria realizar o concurso público para a categoria até novembro deste ano para prover a falta de professores nas unidades e encerrar com a prática de realização de seletivos temporários.

Questionados sobre o assunto, na época, o MPRR confirmou que havia encaminhado ofício ao Governo no dia 29 de novembro, solicitando informações sobre o caso. “O TAC passou por um aditamento em março deste ano, porém não houve alteração nos prazos estabelecidos. Na última quarta-feira, 29 de novembro, a Promotoria de Justiça da Educação expediu ofício para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed), requisitando informações, no prazo de cinco dias a contar da notificação, a respeito do cumprimento do acordo”, frisou o órgão.

Em resposta, a Seed negou as informações e disse que ainda estava no prazo preconizado do acordo firmado com o MPRR. (P.C)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.