Cotidiano

Governadora visita Centro de Referência ao Imigrante

Antes de assinar o decreto de emergência em saúde pública, a governadora Suely Campos visitou as áreas do Centro de Referência ao Imigrante, instalado provisoriamente na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (Sintracomo), no bairro São Vicente.

Na ocasião, as indígenas da tribo Warao fizeram uma apresentação com uma canção nativa, enquanto suas crianças e de outros imigrantes desenvolviam trabalhos pedagógicos, com desenhos e pinturas. A movimentação foi acompanhada por missionários religiosos e integrantes da Federação Humanitária Internacional Fraternidade, Rede Luz e Ordem Graça Misericórdia, que estão no Estado prestando apoio aos imigrantes.

“Desenvolvemos um trabalho abnegado e muita oração”, disse o frei Salvador, que veio da  Argentina. A governadora percorreu as instalações, cumprimentou os imigrantes e verificou como é desenvolvido o trabalho no Centro de Referência. A assistência às pessoas vindas da Venezuela foi intensificada em outubro com a criação do Gabinete Integrado de Gestão Migratória (GIGM), com a participação de secretarias e instituições do governo e das prefeituras de Boa Vista e Pacaraima.  

O Centro de Referência foi criado como ponto de apoio aos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Cerca de 300 venezuelanos são atendidos diariamente com alimentação, atendimento médico e odontológico, corte de cabelo e vacinação.

“Nós realizamos a vacinação diante da necessidade de prevenção de todas as doenças preveníveis, como hepatite, meningite, gripes e outras. Na terça-feira, aplicamos 102 doses”, disse a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Daniela Sousa, ao informar que 54% das vacinas aplicadas em Pacaraima foram em pessoas do país vizinho.  (A.D)