Cotidiano

Gestores escolares devem realizar a 2ª etapa da coleta de dados

Até essa data, os gestores e secretários escolares poderão identificar e corrigir possíveis erros e divergências nas informações

Até o dia 07 de maio, o Sistema Educacenso do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estará para retificação de dados do Censo Escolar 2020. Até essa data, os gestores e secretários escolares poderão identificar e corrigir possíveis erros e divergências nas informações.

O processo faz parte da segunda etapa da pesquisa chamada de módulo Situação do Aluno, que tem como objetivo coletar as informações de rendimento (aprovação, reprovação) e movimento (transferências, falecimento, abandono) ao final do ano letivo dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial.

Nesta segunda etapa, as escolas também deverão responder a uma pesquisa sobre os impactos educacionais da pandemia de covid-19. A Matrícula Inicial foi a primeira etapa, onde foram coletados dados sobre a quantidade de gestores, turmas, alunos e profissionais em sala de aula.

De acordo com a coordenadora estadual do Censo Escolar da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Rosalete Saldanha, os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e também para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Todos os indicadores educacionais são calculados com base no Censo Escolar.

“O Censo Escolar é a maior pesquisa educacional. Ele é importante, pois dele resultam todas as políticas públicas educacionais voltadas ao financiamento, a principal delas é o Fundeb [Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica]”, destacou Rosalete.

CENSO ESCOLAR – O Censo Escolar é coordenado pelo Inep, em colaboração com as secretarias municipais e estaduais, e coleta informações estatísticas sobre a Educação Básica no Brasil. Em Roraima, de acordo com a Matrícula Inicial 2020, existem 369 escolas e 77.412 alunos matriculados na rede estadual. Na capital, são 43.956 alunos em 57 escolas. Na educação indígena, são 17.149 alunos matriculados em 249 instituições de ensino.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.