O Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Governo de Roraima, iniciou um programa de formação voltado para gestores estaduais e municipais, com foco no uso de evidências na formulação de políticas públicas. O programa “Políticas Públicas Baseadas em Evidências” contempla dois cursos complementares voltados ao fortalecimento da capacidade institucional do Estado que vai até o dia 11 de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira frente de formação é destinada a servidores do governo estadual, com carga horária de 52 horas distribuídas em 11 encontros — sendo oito aulas remotas e três presenciais. O conteúdo aborda de forma aprofundada os dez pilares que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados, promovido anualmente pelo CLP.
Dentre os pilares avaliados, serão realizadas oficinas práticas que cobrem desde a introdução aos indicadores até sua aplicação na gestão pública em temas como segurança pública e sustentabilidade social.
Já a segunda frente é direcionada a representantes dos 15 municípios do estado. Esta etapa do curso inclui 12 horas de aulas teóricas e reuniões individualizadas com a equipe do CLP, para aprofundar o diagnóstico local e debater as respectivas prioridades dentro dos 65 indicadores que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados.
“Os desafios enfrentados pela gestão pública exigem decisões amparadas por evidências, não por achismos. O curso representa o fortalecimento da capacidade do setor público de transformar dados em políticas que funcionam, que mudam realidades e que respondem às verdadeiras necessidades dos cidadãos”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.
O curso “Políticas Públicas Baseadas em Evidências” é híbrido, aliando teoria e prática, com metodologias participativas, oficinas de planejamento estratégico e momentos de mentoria técnica.
A capacitação conta com especialistas em gestão pública que conduzem encontros temáticos sobre áreas estratégicas como infraestrutura, educação, inovação, capital humano, sustentabilidade ambiental e fiscal, eficiência da máquina pública, entre outras.