Cotidiano

Gestantes e lactantes relatam dificuldades para se vacinar

Mulheres disseram que falta a prefeitura informar o procedimento correto aos profissionais que estão no atendimento

A retomada da vacinação contra a covid-19, nesta quarta-feira (7), para puérperas (até 45 dias pós-parto) a partir de 18 anos de idade, independente da presença de fatores de risco adicional; gestantes sem comorbidades e lactantes com comorbidades, não foi nada tranquila para quem precisou tomar a vacina.

Conforme informações sobre os procedimentos para a vacinação, que foram repassadas ontem pela Prefeitura de Boa Vista, as mulheres hoje pela manhã se dirigiram aos pontos de vacinação, mas, muitas delas não foram atendidas.

Para entender o porquê de não conseguirem se vacinar, acessaram as redes sociais da prefeitura em busca de informações, mas, pelo que se observa as dúvidas continuaram. Carolina Castro, 24 anos, que está grávida de nove meses, afirmou que não tem comorbidade, mas, seguindo as orientações da prefeitura foi a um ponto de vacinação, mas não foi vacinada.

“Fui me vacinar, mas o profissional de saúde que me atendeu disse que tinha que apresentar a prescrição médica comprovando que não tenho comorbidade. Eu com um barrigão, com meu cartão de gestante não fui atendida. Voltei pra casa. Na rede social do município, questionamos sobre a exigência da prescrição e a prefeitura respondeu que não precisaria dessa indicação, e que podia ser o cartão da gestante, da lactante e a certidão do filho”, disse Carolina.

“A prefeitura esqueceu de informar aos profissionais, que não sabem dessa informação e se recusam a aplicar a vacina. Agora se já é difícil ter médico nos postos de saúde, como é que essas mãezinhas que fazem acompanhamento em posto de saúde do município vão pegar essa prescrição médica”, questionou.

Uma mulher questionou o seguinte na rede social. “sou lactante, minha neném ainda vai fazer quatro meses, fui ao Germano Sampaio e levei a certidão de nascimento e não vacinaram dizendo que apenas com laudo médico, especificando que estou amamentando. Falta comunicação com a equipe que está na ponta. Moro no Centenário e voltei pra casa sem a vacina”.

Prefeitura orienta sobre vacinação de gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidades

A prefeitura começou a vacinar nesta quarta-feira, 7, com autorização do Ministério da Saúde o grupo de gestantes e puérperas, a partir de 18 anos de idade e lactantes, sem comorbidades. A imunização tinha sido interrompida em maio para este grupo.

Grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) precisam passar por uma avaliação individual antes de tomar a vacina. No posto de vacinação, é necessário apresentar a prescrição médica, além de outros documentos pessoais. (veja a lista abaixo)

Já as lactantes, com período de até dois anos, podem ser vacinadas as que pertencem a um dos grupos prioritários (trabalhador da educação, saúde, forças armadas, etc), com 18 a 33 anos de idade.

Se estiver na faixa etária do grupo de população geral, a partir de 34 anos deverá acompanhar o cronograma da idade que está sendo executado pelo município.

O que levar para se vacinar:

Gestantes: Copias da prescrição médica e comprovante de residência, cartão de vacina da gestante.

Puérperas (até 45 dias após o parto): Cópias da prescrição médica e comprovante de residência, certidão de nascimento da criança, cartão de vacina da puérpera.

Lactantes (com período de até dois anos):

Caso 1 – Caso tenha de 18 a 33 anos e faz parte de um grupo prioritário já elencado pelo Ministério da Saúde (trabalhador da educação, saúde, forças armadas, etc) deve apresentar os seguintes documentos:

Cópia da declaração ou laudo que comprove o grupo prioritário que está inserida, certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo, caderneta de saúde da criança, comprovante de residência, cartão de vacina.

Caso 2 – Se estiver na faixa etária do grupo de população geral, 34 anos a mais deverá acompanhar o cronograma da idade divulgado pela prefeitura e apresentar a cópia do comprovante de residência e cartão de vacina.

Gestantes e puérperas com comorbidades – a prefeitura continua vacinando as gestantes e puérperas com comorbidades também em todos os pontos de vacinação Drive-thru e pontos itinerantes.

Locais de vacinação – Das 8h30 às 17h:

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia

·Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

·Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

·Roraima Garden Shopping – Caçari