MUDANÇA NO COMANDO

General José Luís dos Santos assume o comando da Operação Acolhida

Em entrevista à FolhaBV o general Santos afirmou que o principal objetivo em seu comando é o de manter e aperfeiçoar o trabalho exercido pela Operação em Boa Vista, Pacaraima e Manaus

O general José Luís Araújo dos Santos é o quarto comandante da operação (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
O general José Luís Araújo dos Santos é o quarto comandante da operação (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O general de divisão José Luís Araújo dos Santos assumiu a Operação Acolhida em Roraima e Manaus, no Amazonas, na manhã desta sexta-feira, 9. Esta é a quarta mudança no comando da operação, que tinha o general Helder de Freitas Braga no cargo desde 2023.

Em entrevista à FolhaBV o general Santos afirmou que o principal objetivo em seu comando é o de manter e aperfeiçoar o trabalho exercido pela Operação em Boa Vista, Pacaraima e Manaus.

“Todos os processos estão bem mapeados, a gente tem que ter uma visão tranquila para melhorar esse processo. O general Helder fez um ótimo trabalho na parte de ordenamento, acolhimento e na parte de integração. Nós vamos continuar o trabalho dele e dos outros comandantes”, ressaltou o general.

General de Divisão José Luís Araújo dos Santos (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Esta é a quarta mudança no comando da Operação Acolhida, que atua no atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos há sete anos, com a realocação voluntária de migrantes vulneráveis dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil.

O ex-comandante da força-tarefa, Helder de Freitas Braga assumiu o cargo no dia 21 de março de 2023. Além da função de comandante da Operação, Braga também assumia cumulativamente a função de Secretário-Executivo de Coordenação de Ações de Assistência Emergencial.

“Essa é uma missão que a gente faz com muito coração, com o apoio de todo povo brasileiro, de todo povo roraimense. Com todas essas instituições, fazendo o bem a quem mais precisa. Eu repito que essa operação é a essência do povo brasileiro a essência do povo de Roraima”, ressaltou o general Helder.

Ex-comandante da Operação Acolhida, general Helder de Freitas Braga (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Sobre a Operação Acolhida

A Operação Acolhida é uma resposta humanitária do Governo Federal para o fluxo migratório intenso de venezuelanos na fronteira entre os dois países. Criada em 2018, com o objetivo de garantir atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos, a Operação Acolhida consiste na realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita dessas pessoas, em situação de vulnerabilidade, dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil.

Esta realocação, conhecida como interiorização, visa permitir que as pessoas beneficiadas tenham melhores oportunidades de integração social, econômica e cultural, bem como reduzir a pressão sobre os serviços públicos atualmente existente principalmente em Roraima, localizado na fronteira norte do Brasil com a Venezuela.

A ação envolve o Governo Federal, estados, municípios, as Forças Armadas, órgãos do Judiciário, organizações internacionais e mais de 100 organizações da sociedade civil.

Leandro de Sousa

Repórter

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.