A Folha de Boa Vista recebeu uma denúncia em relação à estrutura da divisão municipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com uma fonte de dentro do próprio Samu boavistense, a equipe estaria atuando em péssimas condições de trabalho.

Primeiramente, os denunciantes disseram que as bases das equipes se encontram totalmente insalubres. Banheiros sem tampa nos vasos, colchões imundos e armários quebrados estariam fazendo parte da rotina desses trabalhadores.

“Imagina a situação: nós saímos de nossas casas, deixamos nossos filhos, e ao chegarmos à base, o local se encontra sujo, os colchões lamentavelmente imundos e ainda temos que dividir banheiros com homens. Não temos sequer uma fechadura na porta do banheiro e o vaso está só o assento”, relatou à denunciante.

A fonte também denunciou que nem todos os profissionais foram contemplados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e aqueles que chegaram a ganhar os kits só teriam recebido uma máscara, sem ser cirúrgica, e óculos de proteção. “Fora que ainda não nos deram outra farda para que tenhamos de reserva para trocar após o contato com o paciente”, acrescentou.

A falta desses equipamentos foi sentida no momento em que a equipe precisou transladar um paciente com suspeita de Coronavirus (Covid-19). Na ocasião, o equipamento da viatura teria sido coberto por sacos de lixo.

Segundo a denunciante, a falta de técnicos para trabalhar nas ambulâncias também seria uma realidade enfrentada pelos membros da corporação. Ela também  denunciou que a coordenação geral  do Samu Municipal estaria obrigando os profissionais do Samu a limparem a viatura. 

“Arriscamos nossas vidas para salvar vidas alheias e somos tratados dessa forma por essa gestão. Eu pergunto meu Deus porque somos tratados dessa forma, por pessoas não capacitadas que ocupam cargos políticos?”, questionou.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirmou que disponibiliza a todos os servidores das viaturas do SAMU-BV os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIS), conforme orientações indicadas pelo Ministério da Saúde (MS), nos boletins epidemiológicos e na nota técnica 04 da ANVISA.

Disse ainda que tem adotado medidas para que o fornecimento dos EPIs não seja interrompido, e quando necessário sejam repostos.

Em relação a informação de que estariam faltando técnicos, o órgão municipal informou que, para complementar o quadro de servidores, a prefeitura fez convocação no último dia 19 de novos servidores.

“Esclarecemos que todas as viaturas funcionam com a quantidade de profissionais preconizada pela política nacional de urgência e emergência, ou seja, nas viaturas de suporte básico, contamos com um condutor e um técnico de enfermagem e na viatura de suporte avançado com um enfermeiro, um condutor e um médico” declarou a SMSA.

Sobre a limpeza das viaturas, a secretaria ressaltou que se seguem as orientações descritas no PE24 (protocolo de limpeza concorrente da ambulância), instituído pelo MS.

Por fim, a pasta pontuou que tem adotado constantemente medidas para a melhoria do ambiente das bases descentralizadas (Olenka e Caranã), e adotará medidas mais efetivas a fim de corrigir possíveis falhas estruturais que ainda detém nos espaços.