A fotojornalista Nilzete Franco, da Folha BV, foi a vencedora da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Foto, com a matéria “Microempreendedor transforma figurinos juninos em arte e resistência no extremo norte do Brasil”. A premiação ocorreu na noite dessa terça-feira (20), no Riu Restaurante.
A reportagem acompanhou o processo criativo do estilista Diogo Araújo, de 27 anos, que desde 2019 confecciona figurinos para quadrilhas juninas. O texto relata que Diogo descobriu sua vocação ainda na infância, ao ajudar sua mãe, professora e diretora em murais escolares e decorações de eventos em sua comunidade indígena, utilizando EVA, tecido e glitter como ferramentas de expressão artística.
Nilzete já havia sido premiada na mesma categoria em 2022 e agora pela segunda vez, voltou a ser reconhecida por sua sensibilidade na cobertura. Para ela, o olhar fotográfico exige mais do que técnica.
“O segredo é acreditar que todas as pautas, a gente tem a sensibilidade de transmitir essa matéria, a imagem, transmitir para o público a vivência, sendo ela pauta negativa, positiva, de alegria, ou aquelas mais que dói na gente, mas que a gente possa, através das imagens, transmitir essa sensibilidade para as pessoas sentirem”, declarou.
“Eu acho que toda vez que vou fotografar, eu sempre falo que eu tenho que ter o olhar dos outros, das pessoas, não só o meu, mas que as pessoas possam sentir aquele momento, a realidade do dia a dia”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE