Cotidiano

Flagrantes não específicos serão concentrados na Central do 5º DP

A normativa foi publicada no Boletim Eletrônico Interno da Polícia Civil de Roraima 

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Uma portaria publicada na quarta-feira (30), no Boletim Eletrônico Interno da Polícia Civil de Roraima, determinou que todos os Autos de Prisão em Flagrante genéricos realizados na capital deverão ser centralizados na Central de Flagrantes no 5º Distrito Policial. 

A nova regra começaria a ser aplicada na data de publicação do boletim, mas será válida a partir dessa sexta-feira (1/11) em dois turnos ininterruptos, entre 7h30min e 19h30min, e abrangerá ocorrências de agentes de segurança pública nas esferas municipal, estadual e federal, conforme diz a normativa. Com a mudança, a Central agora funcionará 24 horas por dia, para registros desses crimes.

O boletim aponta que, para esse novo momento, a Central deve ser dividida em duas turmas formadas por servidores lotados naquele departamento, sendo uma pra cada turno.

A mudança busca melhorar o uso do efetivo, por conta do número baixo de policiais civis, além da melhoria na utilização dos prédios atuais, principalmente aqueles onde funcionava mais de uma unidade policial. A não-interrupção dos serviços oferecidos à população também foi fator determinante para a normativa.

O delegado geral de Polícia, Herbert de Amorim Cardoso, esclarece que a medida administrativa aperfeiçoará e formalizará rotinas e situações de fato. “Isso intensificará a prestação de serviço público policial oferecido a população”, indicou Amorim.

O boletim também diz que as outras delegacias distritais de polícia da capital deverão continuar os trabalhos de polícia distrital. Os trabalhos anteriormente feitos, com exceção do processo de flagrante genérico, seguem nos locais. Isso significa que a investigação e resolução de delitos continuarão sendo realizadas.

O delegado-geral ressalta a readequação do efetivo e dos prédios com a nova portaria, enquanto a corporação ainda está no aguardo de novas estruturas, como o 1º e o 2º Distrito Policial, que funcionam em outras unidades e estão em construção.

“Com o efetivo reduzido, apesar do excelente trabalho que as equipes da Polícia Civil estão fazendo, não nos permite atender com mais eficiência e essa medida permitirá que os policiais lotados nos distritos investiguem e solucionem com mais agilidade os crimes diversos registrados nos bairros de suas áreas”, frisou Amorim.

Nossa equipe entrou em contato com o Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol) para saber o posicionamento sobre a nova medida, mas por ainda não estarem a par da portaria, não se pronunciaram.

ENDEREÇO – A Central de Flagrantes funciona na sede do 5º Distrito Policial, na Rua LT, Distrito Industrial, S/N, bairro Governador Aquilino Mota Duarte (Distrito Industrial), em frente ao viaduto do Raiar do Sol.