PREVENÇÃO ⚠️

Fiscalização nos balneários de Boa Vista será reforçada para evitar afogamentos

As ações iniciaram na praia do Parque do Rio Branco, Orla Taumanan e, ao longo da semana, seguirá aos demais balneários

Além das placas, serão reforçadas rondas Defesa Civil da capital também vão reforçar as rondas de sexta-feira a domingo e feriados (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Além das placas, serão reforçadas rondas Defesa Civil da capital também vão reforçar as rondas de sexta-feira a domingo e feriados (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Com o objetivo de evitar afogamentos, a Defesa Civil Municipal vai intensificar a fiscalização nos principais balneários de Boa Vista. As medidas adotadas incluem a instalação de 30 placas de alerta nas praias da cidade.

A partir de agora, as equipes da Defesa Civil da capital também vão reforçar as rondas de sexta-feira a domingo, e feriados, das 8h às 18h. As ações iniciaram na praia do Parque do Rio Branco, Orla Taumanan e, ao longo da semana, seguirá aos demais balneários.

Felipe Menezes, secretário Municipal de Segurança Urbana de Trânsito (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Estamos reforçando as medidas que já existem. As placas instaladas são em português e espanhol para que todos entendam o perigo na área. O rio Branco é arenoso e escuro, então com a chegada do período chuvoso, os canais alteram e algumas áreas dão a percepção de que estão rasas, mas estão fundos”, disse o secretário Municipal de Segurança Urbana de Trânsito, Felipe Menezes.

A atuação da Defesa Civil contará com tenda nas praias, apoio de quadriciclo, drone para aumentar o alcance da fiscalização e placas de alerta. Segundo o diretor Jander Cleyton, a intenção é chamar a atenção da população sobre os cuidados necessários ao frequentar balneários, onde muitos locais apresentam perigo pois são áreas com risco de afogamento e ataques de piranhas.

Jander Cleyton é diretor da Defesa Civil Municipal de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Essas ações são importantes, porque salvam vidas, e não têm prazo para terminarem. Queremos diminuir o número de mprtes por afogamento e alertar também os pais e responsáveis sobre as crianças, para que não entrem na água sem a presença de um adulto”, explicou.

Afogamentos em abril

Neste mês, a Folha noticou dois casos de mortes de crianças por afogamento no rio Branco. O mais recente aconteceu no último sábado (13). A menina de 6 anos tentava atravessar o trecho abaixo da plataforma da Orla Taumanan, quando teria se afogado e desaparecido.

No dia 7, Yulimar Martinez Rodriguez, também de 6 anos, morreu após se afogar no rio Branco. O corpo da vítima foi resgatado da água por equipes do Corpo de Bombeiros, que chegaram a realizar os primeiros socorros, mas a criança não resistiu e foi a óbito no local.

LEIA MAIS