
A Guarda Civil Municipal (GCM) está realizando fiscalização para coibir a cobrança irregular pelo uso de estacionamento público em Boa Vista, com atuação concentrada em áreas comerciais e durante grandes eventos realizados na capital. A ação acontece desde o final do ano passado.
Segundo a Prefeitura, o trabalho teve início durante o Boa Vista Junina e seguiu em eventos como o Mormaço Cultural e o Natal da Paz. Além disso, a fiscalização ocorre rotineiramente nos principais corredores comerciais com estacionamento público.
Durante as operações, equipes da GCM realizam abordagens educativas, orientando pessoas que atuam de forma irregular sobre a proibição da cobrança por vagas em vias públicas. Pedidos do tipo “posso vigiar?” ou “me paga o valor que tiver” configuram cobrança indireta pelo uso do espaço público.
Além disso, pessoas flagradas exigindo pagamento por estacionamento em vias públicas podem responder pelo crime de extorsão. Em casos de intimidação verbal, a conduta pode ser enquadrada como ameaça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Denúncias e segurança pública
Segundo o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antonio Carlos de Lima, a população pode colaborar denunciando irregularidades. “Caso presencie algo, envie foto ou vídeo. Se houver constrangimento ou abordagem inadequada, a equipe irá até o local para averiguar e orientar essas pessoas a não atuarem de forma irregular”, explicou.
Denúncias podem ser feitas pela Central 156 ou pelo WhatsApp da Central de Controle e Monitoramento da GCM, no número (95) 98414-4413, canal que não recebe ligações. A Prefeitura recomenda informar características dos envolvidos, além do envio de fotos ou vídeos.