Cotidiano

Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam avaliação em Roraima

A auditoria em Roraima será realizada até a sexta-feira (27) e a divulgação do resultado acontece na primeira quinzena de dezembro

Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam avaliação em Roraima Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam avaliação em Roraima Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam avaliação em Roraima Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam avaliação em Roraima

Já estão em Roraima os fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que farão avaliação se a Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) já possui a estrutura necessária para combater a febre aftosa.

A avaliação positiva é um dos critérios necessários para o estado mude o status classificado hoje como de ‘Médio Risco de Aftosa’ para ‘Livre de Aftosa com Vacinação’. A auditoria, que também irá passar pelos escritórios da agência no interior, vai até a sexta-feira (27) e o resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

O fiscal do Mapa, Eduardo Costa, explicou que o objetivo da visita ao estado é cumprir um acordo estabelecido entre o Ministério e os estados de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará, no sentido de avançar para área Livre de Febre Aftosa. “Iremos acompanhar o trabalho que já vem sendo feito pela agência e assessorar naquilo que possível para alcançar esse novo status”, disse.

Ele ressaltou que será avaliada a infraestrutura e a vulnerabilidade do serviço de Defesa no estado. “Vamos buscar desde a sede central, que possui toda uma estrutura apta para as ações vinculadas a Defesa Animal, até as unidades do interior e as ações dos programas sanitários”, detalhou.

O presidente da Aderr, Vicente Barreto, informou que o resultado da auditoria será divulgado ainda na primeira quinzena de dezembro. “A expectativa é grande. Essa auditoria vai comprovar o trabalho realizado durante todo o ano para que possamos avançar para Livre de Aftosa com Vacinação. Com o alcance da mudança de status, nossa responsabilidade só aumentará. Teremos que nos esforçar para mantê-lo”, frisou.

Fonte: Secom/RR

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.