
Com a proximidade das festas de fim de ano, a procura por passagens de ônibus tem se intensificado em Boa Vista. Segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus de Roraima, houve o crescimento de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionado principalmente pelas viagens interestaduais.
De acordo com o empresário e presidente do sindicato, Remídio Monai, o aumento já era esperado e reflete o comportamento típico desta época do ano. Com o aumento do fluxo de passageiros, as empresas adotaram medidas para adequar a oferta de viagens e garantir o atendimento ao público.
“A movimentação está boa. Houve um aumento em torno de 10% em comparação com o ano passado. As empresas colocaram ônibus à disposição e não está faltando vaga para quem quer viajar”, afirmou.
Ampliação de horários e reforço nas frotas
Para atender ao aumento da procura, as empresas ampliaram a operação, com abertura de horários extras diários e reforço na frota. Segundo o sindicato, todas as empresas associadas disponibilizaram ônibus adicionais para evitar a falta de vagas.
“São abertos mais de um horário extra diariamente com ônibus extras. Quem quiser viajar consegue, porque não está faltando ônibus”, disse Remídio.

Movimento supera meses normais
Além do crescimento em relação ao ano anterior, o fluxo de passageiros também é maior quando comparado a meses fora do período festivo. Segundo o gerente comercial da Asatur Transportes, Yan Pires, a alta é ainda mais expressiva.
“Durante o período de fim de ano, o movimento cresce em média cerca de 30% em relação aos meses considerados normais, refletindo o aumento natural da procura por viagens nessa época. Em comparação com o ano passado, a demanda está maior, o que mostra maior confiança do público no transporte rodoviário”, explicou.
Manaus lidera como principal destino
A rota entre Boa Vista x Manaus segue liderando a procura ao longo de todo o ano e se intensifica ainda mais durante o fim de ano. Além da capital amazonense, viagens para os municípios do interior também apresentaram aumento.
“A maioria das saídas é para Manaus. A rota para Manaus é a mais procurada durante todo o ano e, no fim de ano, essa demanda cresce ainda mais por causa das festas e do recesso. O pessoal daqui vai para Manaus ou para os municípios do interior”, reforçou o presidente do sindicato, Remídio.
Preços das passagens
O gerente comercial, Yan Pires, destaca que na alta temporada, é comum a aplicação de reajustes, dentro dos parâmetros do setor. Ressaltou ainda que a compra antecipada permite tarifas mais vantajosas.
“Durante a alta temporada é normal que haja reajuste nas tarifas, mas os valores permanecem sem aumentos abusivos. As vendas são abertas antes do reajuste da alta temporada, o que possibilita preços melhores para quem se planeja”, disse.
Para quem ainda pretende viajar, a recomendação das empresas é comprar a passagem com antecedência e verificar toda a documentação exigida. “A principal orientação é não deixar para a última hora e conferir a documentação original, especialmente de menores de idade, para evitar transtornos no embarque”, orientou.
A aposentada Valdina Alves, que embarca para Manaus, contou que optou por comprar a passagem com antecedência para economizar. “Esse ano eu decidi passar com a minha família de lá. Comprei a ida com antecedência e saiu mais em conta. A volta também consegui pegar mais barato”, relatou.

O passageiro Edivar Menezes, que também segue para Manaus para passar o Natal, afirmou que adquiriu as passagens com mais de 30 dias de antecedência. “A nossa foi comprada com antecedência, mais de 30 dias. Com certeza saiu mais barato, porque agora já teve um acréscimo”, disse.
