
O Festival Literário Harmonia 2025 terá três horas de programação de literatura, cinema e artes integradas, no Espaço Cultural Harmonia, no próximo domingo, dia 23 de novembro, a partir das 16 horas. Entre as atividades do festival, estão previstas a 4ª Feirinha Literária Letra e Arte, a solenidade de premiação do Concurso Literário Palavradeiros 2025 e a Mostra Bem-Te-Vi de Cinema 2025.
Com entrada franca, a programação deve ir até 19h30. Estão previstas ainda declamação de poesia, exposição de livros literários de Roraima, apresentações de dança e outras intervenções artísticas. O Festival Literário Harmonia 2025 é uma realização do Espaço de Leitura Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia, localizado na rua Carmelo, 2044, Nova Canaã.
Pela 4ª Feirinha Literária Letra e Artes, estão previstas a exposição e a venda de livros por escritores de Roraima e, pela Mostra Bem-Te-Vi de Cinema 2025, serão exibidos filmes realizados no Estado. Além da entrega da premiação do concurso literário, está prevista a homenagem à escritora e editora Sony Ferseck.
O Concurso Literário Palavradeiros é uma das ações que integram o projeto do representante do Espaço Cultural Harmonia, Wilkinson de Oliveira, aprovado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio de edital de subsídio para manutenção de espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).
A Mostra Bem-Te-Vi de Cinema é uma ação do Cineclube Harmonia e Ritmo, projeto da Associação Cultural Harmonia e Ritmo, realizado com recursos de edital da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).
Nesta edição da mostra de cinema, serão exibidos dois curta-metragens realizados pela produtora roraimense Platô Filmes: o filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, dirigido por Aldenor Pimentel, e o filme de ficção “Fronteira em combustão”, dirigido por Thiago Bríglia.
O Espaço de Leitura Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia, criado em 2015. O Espaço Harmonia mantém ainda a Sala de Dança Isabel Santos e o Salão das Artes. Na área da literatura, o espaço cultural realizou, desde sua criação, atividades como projetos de incentivo à leitura e à literatura, festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.
Programação
16h-19h30: 4ª Feirinha Literária Letra e Arte
16h-19h30: intervenções artísticas e microfone aberto
16h-19h30: exposição de livros literários de Roraima
17h-19h: solenidade de premiação do Concurso Literário Palavradeiros 2025
19h-19h30: Mostra Bem-Te-Vi de Cinema 2025