A tradicional Feirinha da Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), realizada semanalmente em Boa Vista, ganhou uma edição especial nesta sexta-feira (4), com o tema do milho. O evento ocorreu na sede da Seadi, no bairro São Francisco, e uniu gastronomia, cultura e incentivo à agricultura familiar.
Com início nesta manhã, a feirinha do milho contou com a venda de produtos como milho cozido, pamonha, canjica e outras iguarias tradicionais do período junino. Além disso, o público pôde acompanhar apresentações musicais. A feira se estende até as 15h.
Uma das coordenadoras da Seadi, Angelita Vogel, explica que esta primeira edição temática foi pensada para acompanhar o calendário das festas juninas e dar visibilidade à safra do grão no estado.
“Estamos na época da colheita do milho. Em Roraima, são mais de 17 mil hectares cultivados, desde grandes até pequenos produtores da agricultura familiar. Essa é a nossa primeira edição temática do milho, mas a ideia é repetir com outras temáticas, como manga e limão”, disse.
Ela ainda reforçou que a feirinha ocorre todas as sextas-feiras, das 7h30 às 13h30, com o apoio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), e tem ajudado a movimentar a economia local.
“É um espaço para comercializar o que é produzido no nosso estado, promover políticas públicas e aproximar a população dos produtores.”
Empreendedorismo na Feira
Durante a feira, empreendedores fizeram a exposição de seus produtos, celebrando safras das colheitas feitas durante o ano. Além disso mais produtos foram comercializados como, acessórios, roupas, itens de decoração e demais comidas típicas da época de São João.
Miriam Castro, responsável pela banca “Sítio Quatro Irmãos”, falou sobre a preparação para o evento.
“A gente já vende aqui toda sexta-feira. Quando soubemos que ia ter a festa do milho, nos organizamos. Trouxemos bolo cremoso de milho, bolo tradicional de milho, beijo de moça feito com amido de milho, broa de milho com arroz, milho cozido e até o milho natural pra quem quiser levar e preparar em casa”, contou.
Aline Lima trabalha com produtos artesanais e perfumaria, ela destacou a importância da data durante a semana para os pequenos empreendedores, quanto no âmbito dos cosméticos.
“Já participo de algumas feiras e surgiu a oportunidade de vir para a feirinha da Seadi. Desde então, temos tido uma aceitação bem bacana. Toda sexta-feira estamos aqui pela manhã com sabonetes glicerinados, aromatizadores de ambiente, perfumes e outros itens feitos artesanalmente. Trabalho com minha filha e meu marido, que também ajuda na produção”, relatou.