Cotidiano

Famílias indígenas retornam às aldeias após alta médica

Nesta semana, aproximadamente 40 indígenas devem retornar às suas aldeias na Terra Yanomami, após liberação médica.

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou missão de interiorização de duas famílias indígenas, que estavam com os seus filhos em tratamento no Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, em Boa Vista (RR).

Os pacientes transportados foram, um bebê, filho de Sabonete Yanomami e Vanessa Yanomami, que foi internado com pneumonia; e um menino de 5 anos de idade, filho de Xuxa Yanomami, diagnosticado com desnutrição. 

Após os pacientes receberem alta médica, as duas famílias retornaram às suas aldeias, que ficam nas comunidades de Surucucu e Parafuri, conduzidas pelo Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) – Esquadrão Tracajá, e o  Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano. 

Efetivamente, para chegar às mais de 300 aldeias localizadas em Terra Indígena Yanomami, é necessário a utilização de helicóptero e aeronave de pequeno porte de asa fixa. A Terra Indígena Yanomami equivale ao tamanho de Portugal. 

Nesta semana, aproximadamente 40 indígenas devem retornar às suas aldeias na Terra Yanomami, após liberação médica.


Müller Marin / CECOMSAER

 Hospital de Campanha

O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou aos 1759 atendimentos a indígenas, desde o início da sua inauguração em Boa Vista, na Casa de Saúde Indígena (CASAI).

Fonte: Agência Força Aérea