Cotidiano

Famílias atravessam para Pacaraima por rotas alternativas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou o fechamento da fronteira terrestre com o Brasil alegando preocupação com a segurança nacional

Diante da ordem de não permitir a entrada e saída de pessoas por meio da Aduana de Santa Elena de Uairén, venezuelanos estão atravessando a fronteira para Pacaraima por meio de rotas alternativas.

Durante a cobertura das primeiras horas do decreto de fechamento da fronteira imposto por Nicolás Maduro, a equipe do Grupo Folha BV flagrou várias famílias utilizando o lavrado da região para  chegar até Pacaraima.

Nos últimos quatro anos a Venezuela tem enfrentado a maior crise financeira e social de sua história. Uma situação que tem obrigado a população do país vizinho a deixar a suas cidades de origem para fugir da fome.

Uma parte do grupo, segundo apuração feita pela reportagem, informou que pretende apenas comprar comida para voltar a Santa Elena, enquanto outras pessoas disseram que vão buscar refúgio em países como Argentina e Chile.

QUEDA DE BRAÇO – A decisão de fechar a fronteira terrestre com o Brasil ocorre próximo da data de chegada de donativos da ajuda humanitária. O presidente Maduro acredita que a ação é uma clara tentativa de intervenção estrangeira patrocinada pelos Estados Unidos e que tomou a medida para assegurar a segurança nacional do país.

Outras informações você confere pela FolhaWeb.

Colaborou a fotógrafa da Folha Impressa Priscilla Torres.