Familiares realizam a limpeza dos túmulos de entes queridos para o Dia de Finados (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Familiares realizam a limpeza dos túmulos de entes queridos para o Dia de Finados (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em alusão ao Dia de Finados, celebrado neste domingo (02), visitantes se reúnem nos cemitérios de Boa Vista para prestar homenagens e relembrar entes queridos. Os principais locais de visitação são o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, e o Cemitério e Crematório Campo da Saudade, na zona Oeste da capital.

O aposentado Severino Briglia, conta que vai ao cemitério municipal todos os anos para visitar as sepulturas de seus familiares. Segundo ele, essa tradição sempre foi mantida. 

“É muito importante vim e cuidar, todos os dias dos finados eu venho, desde quando era mais novo. Estamos nos organizando, compramos flores”, disse Severino.  

(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Ane Santos, relatou que não costuma frequentar mas criou coragem para ir ao cemitério Campo da Saudade, após a perda de sua mãe, mas que sempre prezou pela atitude. “Prezo pela importância de vim visitar porque todas essas pessoas que estão aqui, são pessoas que passaram por nossa vida, que contribuíram de alguma forma para nos ensinar. Não é só um túmulo”, afirmou emocionada.

(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Além das homenagens, o Dia de Finados também movimenta o comércio local. Vendedores de flores, velas e coroas aproveitam o aumento da demanda para garantir uma renda extra.

(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Elza Alves, de 76 anos, trabalha vendendo flores há mais de 50 anos em frente ao Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição e considera sua atividade uma missão de vida.

“Todos os anos eu sou a primeira que chega, e a última que sai. Além de ser uma fonte de renda é uma missão que cumpro desde de menina, sou muito satisfeita com o meu trabalho. A maioria dos artigos são feitos a mão como vasos de flores, coroas e outros artigos para enfeitar e homenagear os finados”, contou.

(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)