
Familiares de Amanda Kelryn Vieira de Araújo, de 24 anos, internada há 69 dias no Hospital Geral de Roraima, denunciaram à Folha BV nesta terça-feira (04), suposta negligência médica e falta de informações após a realização de uma cirurgia bariátrica realizada no dia 21 de agosto na unidade hospitalar.
Segundo relatos da família, a paciente se encontra à base de morfina, medicamento utilizado para o tratamento de dores intensas e apresenta feridas expostas pelo corpo.
“Ela está desde a cirurgia passando por altos e baixos, febre, intervenções, remédios, exames, tomografias e morfina e até o momento o hospital não nos dá uma posição clara sobre o que ela têm e o motivo de estar com feridas expostas que não saram”, disse a tia, que preferiu não se identificar.
A família também relata que cada médico plantonista fornece informações diferentes sobre o seu quadro clínico, o que tem gerado insegurança quanto ao tratamento.
“Cada médico dá uma notícia diferente, ela continua com dores e emagrecendo. O nosso medo é que ela morra e tenhamos que tirá-la de lá sem vida. Precisamos de uma resposta precisa e se o hospital tem condições de ajudá-la”, relatou.
Amanda ainda passou por duas cirurgias de Laparotomia, realizadas nos dias 24 de agosto e 12 de setembro. O segundo procedimento teria sido necessário para corrigir complicações da primeira cirurgia, e os médicos ainda avaliam a possibilidade de uma terceira intervenção, segundo a família.
“Estão cogitando fazer mais uma laparotomia, ela está muito fraca. Nos preocupa a possibilidade de uma nova intervenção… E se ela não suportar? Vamos descobrir o que ela tem só pelo exame do IML?”, completou a tia.
O que diz a Sesau?
A Folha BV procurou a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU), que por meio de nota, informou que os familiares registraram o fato na Ouvidoria do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e que irá aguardar o resultado da apuração por parte do Conselho de Ética Médica e, se comprovado erro de conduta médica, adotará as medidas administrativas pertinentes.