Alunos estão há uma semana sem frequentar as aulas devido à paralisação do motorista. (Foto: IA)
Alunos estão há uma semana sem frequentar as aulas devido à paralisação do motorista. (Foto: IA)

Pais de alunos da Escola Municipal José Germiniano de Almeida, localizada na vila Pirilândia, em Mucajaí, procuraram a Folha BV para denunciar a falta de transporte escolar. Segundo eles, as crianças da Educação Infantil estão há uma semana sem frequentar as aulas devido à paralisação do motorista. 

De acordo com os relatos, o condutor da Kombi que faz o transporte dos estudantes estaria há dois meses sem receber, comprometendo o ensino das crianças. A Folha teve acesso as mensagens enviadas pelo próprio motorista aos pais confirmando o problema e reforçando o atraso no pagamento.

Mensagem encaminhada do motorista aos pais. (Foto: Arquivo Pessoal)

A mãe de uma aluna do segundo período, que preferiu não se identificar, afirmou que a direção da escola não se preocupou em informar os responsáveis sobre a suspensão do transporte.

“Fiquei até 07h esperando na beira da estrada no primeiro dia que o motorista não foi, e nem ele nem a diretora tiveram a competência de avisar “olha, a Kombi não vai passar”. Nem isso fizeram”, relatou.

Os pais também afirmam que, ao procurarem a secretaria da escola, foram informados de que as aulas perdidas não serão repostas.

“Procurei saber, mas me disseram que não vai ter reposição, revoltante”, contou a mãe.

O que diz a Secretaria de Educação?

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação de Mucajaí, que por meio de nota, informou que, tomou conhecimento do relato de suspensão do serviço e, tão logo informada, instaurou procedimento interno para apurar as circunstâncias do caso e as razões alegadas pelo motorista. Quanto à comunicação com os responsáveis, a Secretaria está apurando a conduta funcional na unidade escolar a fim de esclarecer se houve falha na informação às famílias e, se constatada omissão, adotará as medidas administrativas necessárias. As eventuais ausências das aulas decorrentes de interrupções involuntárias do serviço de transporte serão objeto de planejamento da equipe pedagógica.

Confira a nota completa:

A Secretaria Municipal de Educação de Mucajai/RR esclarece que o transporte escolar na comunidade Vila Pirilândia é realizado por meio de veículo contratado especificamente para atendimento daquela localidade, destinado ao deslocamento de estudantes da Educação Infantil. A pasta tomou conhecimento do relato de suspensão do serviço e, tão logo informada, instaurou procedimento interno para apurar as circunstâncias do caso e as razões alegadas pelo motorista. Destaca-se que o referido profissional integra o quadro da empresa contratada e não possui vínculo funcional direto com o Município, cabendo à contratada a gestão de pessoal e o cumprimento das obrigações trabalhistas e remuneratórias. Assim, a Secretaria notificou formalmente a empresa para restabelecer imediatamente o serviço, bem como apresentar justificativas e comprovações relativas aos pagamentos de seus colaboradores, sob pena de aplicação das sanções administrativas. Paralelamente, está sendo providenciada solução emergencial para assegurar o transporte escolar regular dos alunos da comunidade, de forma a evitar prejuízos pedagógicos e garantir o pleno acesso ao ensino. Quanto à comunicação com os responsáveis, a Secretaria está apurando a conduta funcional na unidade escolar a fim de esclarecer se houve falha na informação às famílias e, se constatada omissão, adotará as medidas administrativas necessárias. Por fim, informa-se que eventuais ausências às aulas decorrentes de interrupções involuntárias do serviço de transporte serão objeto de planejamento da equipe pedagógica, observada a normativa educacional vigente, de modo a assegurar a recomposição das atividades, evitando qualquer prejuízo aos estudantes da Educação. A Secretaria reafirma seu compromisso com a qualidade do transporte escolar, a responsabilidade administrativa e o atendimento digno às crianças e famílias da rede municipal de ensino.