
O Estádio Canarinho recebeu, na noite desta quinta-feira (11), a segunda edição do Mentes Super Campeãs, evento promovido pelo Sebrae Roraima. Mais de 4 mil pessoas acompanharam de perto as histórias de vida do Rei do Futsal, Falcão, e do atleta paralímpico da canoagem e apresentador Fernando Fernandes.
Falcão retornou a Roraima, onde esteve pela primeira vez em 2012 para disputar um amistoso da Seleção Brasileira contra a Seleção Roraimense de futsal. Na ocasião, ele marcou três gols usando a lendária camisa 12. Agora aposentado, o ex-craque voltou ao estado como palestrante e celebrou o reencontro.

“É um prazer retornar ao estado. Eu conheço o Brasil de ponta a ponta, mas o jeito que somos tratados no Norte e Nordeste é totalmente diferente. Estou voltando em uma situação diferente, para falar da minha carreira, falar sobre o propósito de vida, falar sobre a mente empreendedora, um compromisso e responsabilidade muito grande, e é muito legal poder dividir um pouco da minha história de vida”, afirmou.
O Rei do Futsal também comentou sua relação com Kaynan Andrade, o “Meia Trocada”, jovem roraimense que virou fenômeno na internet e hoje atua nas categorias de base do Santos.

“Hoje eu tenho um menino aqui, o Meia Trocada, que é uma grande celebridade do estado. Eu vi o menino com sete anos na internet e pensei: esse menino não é normal. Então eu o levei para o Santos e ele soube aproveitar a oportunidade”, destacou.
A outra estrela do evento foi Fernando Fernandes, que compartilhou sua trajetória de vida, desde o acidente de carro que o deixou paraplégico até a descoberta da paracanoagem, modalidade na qual se tornou tetracampeão mundial, tricampeão pan-americano e tetracampeão sul-americano.

Em entrevista coletiva, Fernando criticou o uso do termo “superação” associado a pessoas com deficiência.
“Eu não gosto muito dessa palavra [superação]. A gente fica falando de exemplo de superação para pessoas com deficiência, mas essas pessoas fazem coisas extraordinárias e já superaram o que tinham para superar há muito tempo. Eu acredito na capacidade do indivíduo, todo ser humano tem a sua capacidade independente da sua condição física”, afirmou.

O atleta também reforçou ainda a importância de cultivar bons relacionamentos. “Quando você está rodeado de pessoas boas e que querem a mesma coisa que você, você realiza coisas extraordinárias”, disse.