Cotidiano

Fábio Stica é empossado como procurador-geral do MPRR pela 5ª vez

Por sua vez, o procurador Alessandro Tramujas Assad tomou posse como corregedor-geral

O procurador de Justiça, Fábio Stica, foi empossado como procurador-geral do Ministério Público de Roraima (MPRR) na tarde desta sexta-feira (10), no auditório da superintendência da Polícia Federal em Roraima. É a quinta vez que ele assume o cargo.

Stica, que assume o lugar de Janaína Carneiro, vai comandar o órgão de controle no biênio 2023/2025. O procurador Alessandro Tramujas Assad, por sua vez, tomou posse como corregedor-geral.

O novo procurador-geral foi eleito no último dia 8 e, posteriormente, nomeado por decreto do governador Antonio Denarium (Progressistas).

Perfil

Fábio Bastos Stica nasceu em 9 de abril de 1967, em São Mateus do Sul (PR). É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP.

Ele ingressou na carreira do MPRR por primeiro concurso público de provas e títulos para o cargo de promotor de Justiça substituto, em 1992, atuando, posteriormente, na 1ª e na 2ª entrâncias.

Em 1995, foi promovido pelo critério de antiguidade ao cargo de procurador de Justiça. Foi corregedor-geral do órgão, secretário-geral e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Em 1999, foi eleito pela primeira vez para o cargo de procurador-geral de Justiça e reconduzido para o biênio 2001/2003.

Em fevereiro de 2011, assumiu, pela terceira vez, a chefia da Instituição em Roraima, sendo novamente reconduzido à procuradoria-geral de Justiça para o biênio 2013/2015. Em 2015, Fábio Stica foi eleito pela primeira vez para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e em 2017 reconduzido ao cargo de conselheiro nacional.

Em 2019, Stica retornou ao MPRR, na 1ª Procuradoria de Justiça Criminal e, em 2020, se tornou subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos.