Cotidiano

Exército promove estágio de Selva para jornalistas

Participantes tiveram aulas teóricas e práticas de sobrevivência na selva  

Jornalistas participaram a convite da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) da primeira edição do Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM), que ocorreu entre os dias 3 a 5 de novembro. 

Representaram a FolhaBV a jornalista Marília Mesquita e o estagiário Leandro de Sousa, que participaram de aulas teóricas e práticas de sobrevivência na Selva. 

Entre as atividades foram realizadas instruções de captação de água e fogo, abrigos provisórios, obtenção de alimentos vegetais, orientação com bussola e manuseio da ração operacional, entre outras atividades. Além de uma simulação de defesa da fronteira e como os jornalistas devem atuar em situação de confronto. 

O estagiário, Leandro de Sousa, de 21 anos, destacou a importância de participar do estágio e de superar todos os desafios exigidos. “Foi uma experiência fora do nosso cotidiano. Cumprir todas as atividades impostas foi uma superação para mim. Além de todo o conhecimento adquirido, que, com certeza, será de grande proveito dentro do jornalismo”, disse Sousa. 

Já Marília enfatizou a relevância do estágio na carreira  e a importância do conteúdo aprendido nos três dias. “Foram dias de muito aprendizado e podemos sentir na pele como é a vida do militar durante as operações. Além de, agregar na construção da notícia para a população”, destacou a jornalista. 


Os jornalistas receberam instruções de captação de água e fogo (Foto: Exército Brasileiro)

O chefe da Comunicação Social da 1ª Brigada, tenente-coronel William, explicou que o estágio foi uma oportunidade para a imprensa conhecer as atividades que são executadas no exército.

“O objetivo foi aproximar os profissionais de imprensa à realidade que os militares vivem.  Então, os estagiários puderam ter a oportunidade de desenvolver algumas atividades específicas que só os militares realizam e puderam de certa forma conhecer o exército”, explicou. 

William parabenizou e ressaltou o desempenho dos participantes. “Eu considero que o desempenho dos estagiários foi acima da média, eles nos surpreenderam, em particular a mim pelo desempenho e dedicação nas atividades. Então agradeço aos órgãos de imprensa ao qual eles representam por ter permitido a presença deles aqui em nosso estágio”, destacou. 


O estagiário Leandro de Sousa participou do estágio (Foto: Divulgação)

OBJETIVO- Voltado para profissionais e universitários das áreas de comunicação social e jornalismo, o estágio teve como principal objetivo proporcionar conhecimentos específicos do Exército Brasileiro e de assuntos militares, apresentando as capacidades da 1ª Bda Inf Sl com relação às ações e operações militares desempenhadas em sua área de responsabilidade, a fim de facilitar o exercício profissional em uma situação de conflito. 

Ao todo participaram oito profissionais de comunicação, entre estagiários e jornalistas.