O teste do pezinho é capaz de detectar doenças que podem comprometer o desenvolvimento mental e físico dos bebês. Além da maternidade Nossa Senhora de Nazareth, o município de Boa Vista, referência em Triagem Neonatal Biológica em Roraima, oferece o teste em todas as unidades básicas de saúde.
Através do teste do pezinho é possível identificar precocemente doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase. O exame deve ser realizado após as primeiras 48 horas do nascimento até o 5º dia de vida do bebê, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
No período de janeiro a julho deste ano, já foram coletados 3.843 testes na capital. Em 2016, foram realizados 6.122 em bebês nascidos em Boa Vista. Desses, 2.864 foram realizados na primeira semana de vida dos bebês, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Os 3.143 testes restantes foram realizados entre o oitavo e trigésimo dia de vida dos bebês.
Além do teste do pezinho, a rede municipal também oferece o teste rápido para sífilis e HIV, para gestantes e seus parceiros, permitindo o diagnóstico precoce e tratamento. “Em caso de resultado positivo na triagem neonatal, é garantido o tratamento e acompanhamento gratuitos na rede”, destacou o secretário municipal de saúde, Claudio Galvão.
Teste pezinho – é um exame laboratorial realizado por meio de amostras de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido e colhidas em papel filtro, permite diagnóstico e tratamento precoces de doenças causadoras de seqüelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
Com informações da Semuc