Cotidiano

Evitar lugares aglomerados pode ajudar na proliferação do vírus

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Valdirene Oliveira foi a convidada do Quem é Quem desta segunda-feira, 2, na Rádio Folha FM

segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesse domingo (1º), o Brasil tem 252 casos suspeitos do novo coronavírus. Por enquanto, existem dois casos confirmados da doença no país.

Para falar sobre o assunto, a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Valdirene Oliveira, foi a convidada do Quem é Quem desta segunda-feira, 2, na Rádio Folha FM.

Desde o primeiro anúncio de caso no mundo, se iniciaram entre as instituições de saúde as tratativas para a prevenção de qualquer possível caso que venha a chegar até Roraima.

“A definição das ações e como vai ser o
enfrentamento  de cada etapa do processo, requer dedicação e preparo da equipe que está trabalhando. É necessária a capacitação dos profissionais, definir estratégias de ação na linha de frente, prezando pela prevenção. Isso é uma construção bem grande, mas temos trabalhado e dado resposta ao possível combate contra o Coronavírus que possam chegar ao nosso estado”, informou a diretora.

Vários países já confirmaram casos do Coronavírus. Sobre as prevenções, a diretoria ressaltou. “A primeira providência é evitar lugares aglomerados, pois você pode está transmitindo o vírus e não sabe e a contaminação pode acontecer normalmente no período de encubação. Hoje, a partir do momento da infecção, após 14 dias os sintomas começam a aparecer, durante esse tempo o paciente fica em observação e pedimos para que ele evite contato com outras pessoas. Os cuidados básicos de saúde, como lavar as mãos com álcool em gel e higiene são fundamentais para evitar a transmissão do vírus, disse Valdirene.

A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBv Play