Cotidiano

Evento virtual vai discutir sobre autismo nesta quinta-feira

A reunião contará com a participação de especialistas no assunto e de uma mãe, cujo filho é diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista

Uma reunião virtual que visa discutir sobre o autismo será realizada nesta quinta-feira (8), às 19h. A roda de conversa será mediada pela professora Eleanora Melo e contará com a participação de especialistas no assunto, além de uma mãe, cujo filho é diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A mediadora, Eleanora Melo, explica que a live será um bate-papo entre profissionais, contando suas experiências na evolução da necessidade de especializar o atendimento ao TEA, nas áreas de psicologia, fisioterapia e odontotologia.

“Com a live, queremos esclarecer que autismo não é doença. O TEA é uma condição médica que desencadeia problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social da criança”, esclareceu.

Ela afirma que é importante conversar sobre a relevância do assunto. “Para que possamos reduzir os sintomas através de terapias comportamentais e condutas, além de oferecer um pilar de apoio para o desenvolvimento e orientação ao portador e à família dele”, explicou.

A live será transmitida pelo canal do youtube da Faculdade Cathedral e terá como público alvo a comunidade acadêmica e a população em geral.

Karla Pinheiro é mãe de um jovem de 18 anos, que tem autismo, e também irá participar da reunião virtual para compartilhar suas experiências.

Segundo ela, apesar de ser um assunto relativamente comum, muitas pessoas ainda não conhecem o autismo, suas peculiaridades, os desafios do diagnóstico precoce e a dificuldade de acessar direitos simples, como lazer e saúde.

“Com essa live, espero presenciar um amplo debate sobre como ajudar pais e mães de crianças autistas no processo de criação dos seus filhos, além de ajudar a reduzir a discriminação e o preconceito em relação ao transtorno. Nossas crianças têm todas as possibilidades de usufruir de uma vida plena e o conhecimento é fundamental, pois abre infinitas possibilidades de terem uma vida feliz e independente”, disse.

Ela também conta que, apesar dos desafios e falta de empatia de pessoas, seu filho aproveita a vida intensamente, tem amigos, frequenta escola, cinema, natação e aprendeu a ler e escrever em inglês.

SERVIÇO

O QUE: Live sobre Autismo

QUANDO: Dia 8, quinta-feira, às 19h

ONDE: Canal da Faculdade Cathedral no Youtube