Cotidiano

Evento terá ações de combate ao suicídio

O evento será realizado entre os dias 1º, 2 e 3 de setembro, na Universidade Federal de Roraima (UFRR)

A I Semana do Cérebro da UFRR é realizada pela Liga Acadêmica de Neurociências de Roraima (LANER). A entrada é gratuita e aberta a profissionais de saúde, acadêmicos e comunidade em geral.

O evento será realizado entre os dias 1º, 2 e 3 de setembro, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

De acordo, com Ruy Guilherme Silveira, coordenador da LANER, o objetivo é alertar a população geral, acadêmicos e profissionais em relação aos números exorbitantes que rondam o Estado de Roraima quanto ao suicídio, além de discutir e refletir melhores maneiras de lidar com indivíduos que passam por essa problemática, bem como familiares e rede de apoio que já tiveram vítimas em seu núcleo.

Na programação dos três dias haverá Conferencia, Fórum de Saúde Mental, roda de conversa e mesas redondas.

O evento conta com apoio do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR) que é parceiro da ação. De acordo com o psiquiatra e conselheiro do CRM – RR, Laerth Thomé, é possível prevenir o suicídio, desde que haja determinação política. “É preciso que haja políticas públicas para trabalhar a prevenção. Com a realização de pesquisas nas escolas para identificar crianças deprimidas e a causa dessa depressão. Há uma probabilidade maior de adolescentes, idosos e pessoas com transtornos mentais de cometerem suicídio. Os profissionais  da atenção básica e grande trauma, professores precisam de treinamento para identificar aqueles que tem ideação suicida”.

No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil são quase 12 mil casos por ano.

Em 2015, o Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria lançaram a cartilha “Suicídio – Informando para Prevenir”. Essa cartilha será distribuída para durante os três dias de evento na Universidade Federal de Roraima.

 Setembro amarelo

 No mês de setembro, haverá um movimento de conscientização da população sobre a realidade do suicídio. Assim como já existe o ‘outubro rosa’, lembrado pela prevenção do câncer de mama, e o ‘novembro azul’, feito para conscientizar sobre as doenças masculinas, o ‘Setembro Amarelo’ foi criado para mostrar a realidade sobre o suicídio: para mais de 90% dos casos existe prevenção.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.