Cotidiano

Estudantes preenchem 30 vagas de primeiro emprego

Estudantes irão preencher a 30 vagas de primeiro emprego por meio do Sine/RR (Sistema Nacional de Emprego em Roraima), em parceria com empresas de Roraima. A ação ocorre nesta quinta-feira, 13, no auditório da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) durante todo o dia. A capacitação ocorre entre jovens de 18 a 24 anos.

 Os candidatos já foram pré-selecionados entre os jovens que fizeram cadastro no Sine/RR, que fica localizado no prédio da Setrabes, na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, em Boa Vista. O evento desta quinta-feira é somente para a entrevista e efetivação da contratação pelas empresas.

 Segundo a chefe do seguro-desemprego do Sine/RR, Nayara Coutinho, as empresas não estão exigindo nenhuma experiência ou qualificação dos candidatos e buscam recrutar pessoas com vontade de aprender e crescer profissionalmente, oportunizando o primeiro emprego para esses jovens.

 “O foco principal destas empresas parceiras é proporcionar aos jovens em idade de 18 a 24 anos a oportunidade do primeiro emprego. Com a pandemia, as vagas de emprego ficaram ainda mais difíceis e será uma chance de ingressar no mercado de trabalho”, observou.

 Para o governador Antonio Denarium, esse tipo de parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada é sempre muito bem-vinda, porque ajuda na criação de vagas de emprego para os jovens que se sentem desassistidos quando, ao procurar um o primeiro emprego, esbarram na exigência de experiência na área.

 “Os nossos jovens precisam trabalhar, ter sua própria renda, ajudar a pagar as despesas da família e essa é uma grande oportunidade. O Governo do Estado não apenas aprova esse tipo de iniciativa, como apoia e incentiva que mais empresas ofertem mais emprego, ajudando a girar a nossa economia”, enfatizou.

 Na avaliação da secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, o evento realizado em parceria com as empresas é extremamente importante e garante aos jovens a oportunidade de ingressar e conhecer a rotina de trabalho sem ter a obrigatoriedade de ter um conhecimento nas áreas específicas ofertadas.

 “Esse programa de estímulo ao primeiro emprego é uma iniciativa formidável, alcançando os jovens que nunca tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Com o suporte da equipe do Sine/RR, nos sentimos honrados em integrar essa importante ação de inclusão de jovens em seu primeiro emprego”, relatou.