A segunda edição da Mostra Científica da Rede Municipal de Ensino acontece na Escola Municipal Juslany de Souza Flores, no Jardim Tropical, e o encerramento será na tarde desta quinta-feira, 25, às 16h, na Escola Municipal Luiz Canará, no Senador Hélio Campos.
Os alunos desenvolveram mais de 30 projetos ligados a diversos assuntos, tais como: vulcões, energia elétrica e térmica, vida das plantas, dia e noite, terra por dentro, os alimentos e muito mais. Na escola Aquilino da Mota Duarte, uma parceria com a Farmácia Elifarma levou a escola a instigar os alunos na produção de protetor solar, creme hidratante, shampoo e sabão.Os projetos estão sendo avaliados por técnicos da Secretaria Municipal de Educação e por avaliadores da própria escola.
Mediante o desempenho de alguns trabalhos eles serão convertidos para a Feira Estadual de Ciências de Roraima, realizado tradicionalmente pela Universidade Estadual de Roraima há 24 anos.
Este é um momento em que os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental evidenciam seus experimentos, projetos e trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano letivo. Os projetos partiram do tema “Pequenos Grandes Cientistas”, tendo como eixo norteador o bloco das Lições do Livro de Ciências intituladas “Eu Observo”. Este bloco tem como subsídio as novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Além de desenvolverem o estudo em sala de aula, o Laboratório de Informática foi a ferramenta de pesquisa e os professores do laboratório os grandes parceiros no desenvolvimento dessa metodologia. Filomeno Souza, membro da Comissão organizadora da II Mostra, explica que a iniciativa de mobilizar as escolas para a Mostra foi com o intuito de melhorar o índice de aprendizagem dos alunos.
“A partir de 2015 percebemos que o índice de Ciências estava em baixo desempenho, então, desenvolvemos algumas estratégias para melhorar. O caminho que encontramos foi criar o projeto de ensino que contempla a utilização do laboratório como recurso didático, ampliando os horizontes de contato do aluno com os objetos de estudo”, disse Filomeno.
Com informações da PMBV