O estudante Pablo Henrique, 16 anos, foi o grande vencedor em Roraima do II Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Estudante do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Major Alcides, no bairro Asa Branca, zona Oeste, ele e sua professora de redação, Aldecir Lins Batista, receberam seus prêmios na manhã de ontem, na sede da DPU, no bairro Canarinho, zona Leste. Cada um recebeu um tablet.
Pablo Henrique também ganhou uma medalha de honra ao mérito, e a diretora da escola, Laura Fassanaro, um certificado de premiação em nome do colégio. O tema da redação foi “Tráfico de Pessoas: Diga Não!”. Apesar de ser um concurso nacional, os prêmios são estaduais e somente para estudantes da rede pública.
Não é a primeira vez que o estudante ganha um prêmio deste tipo. Em outubro deste ano, ele viajou para Brasília junto com outros 26 estudantes de outros estados, no Projeto Jovem Senador, publicado pela Folha. A experiência na Capital do país foi fundamental para que ele tentasse o concurso da Defensoria Pública. “Voltei de lá com novos olhos em relação à política, com uma maior capacidade de interpretação. Na escola, a professora passou uma atividade bimestral com o tema da redação da DPU, ‘Tráfico de Pessoas’, e com o incentivo dela e o meu interesse pelo tema, participei do prêmio”, relatou.
Mas ele não esperava o resultado positivo. “Comecei neste ano a participar desses projetos, então foi uma surpresa ganhar duas vezes, de primeira. Este é um tema tão polêmico, em que o nosso Estado passa por uma situação peculiar por fazer fronteira com dois países. É um privilégio terem escolhido o meu argumento”, disse em tom de orgulho.
A professora de redação, Aldecir Lins Batista, se disse satisfeita por ver os resultados de seu empenho em repassar para seus alunos conhecimentos de leitura, compreensão e cultura de mundo. “É um sucesso para a escola, para os gestores, para os alunos e, acima de tudo, para mim e meus colegas, que somos quem faz acontecer o processo de aprendizagem”, disse.
O defensor público federal Filipe Soares Melo entregou os prêmios e parabenizou todos os envolvidos no sucesso do jovem vencedor. Desejando reencontrar o garoto representando o Estado de Roraima em um cargo legislativo, Filipe Soares Melo comentou sobre a relevância de levar a discussão sobre os direitos humanos para as escolas. “Em Roraima, temos fronteiras com dois países em extremas dificuldades. A própria DPU trabalha à frente do tema tráfico de pessoas. É muito legal este assunto vir à tona neste ano, quando as pessoas estão discutindo sobre retirar imigrantes daqui porque eles estão ‘tomando nossas coisas’, sendo que o Brasil assinou tratados internacionais que nos dá o dever de protegê-los”, disse.
HISTÓRICO – Assim como não é a primeira vez que Pablo Henrique ganha um prêmio de melhor redação, a sua escola, Major Alcides, também tem vitórias no currículo. Além dos dois conquistados pelo rapaz, no último dia 5 de dezembro, o primeiro lugar do I Concurso de Redação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) também foi do colégio. Em 2010, outro aluno venceu a edição do Projeto Jovem Senador.
A diretora Laura Fassanaro disse que na instituição há pelo menos oito projetos contemplados pelo Governo Federal, o mais recente deles sobre Educação Financeira, ministrado por professores de matemática. Em todo o prédio há esculturas, poemas e pinturas de autoria de grandes artistas mundiais e regionais, reproduzidos pelos próprios estudantes. “É muito gratificante termos estes exemplos de comprometimento com nossa cidadania e em dar uma melhor qualidade de ensino aos nossos alunos”, elogia.
CONCURSO – Com cinco mil participantes em todo o país, o II Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU) foi dividido nas categorias: Redação I (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), Redação II (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio), Redação III (alunos da Educação de Jovens e Adultos, EJA, do 6º ao 9º ano do Fundamental) e Redação IV (alunos do EJA do 1º ao 3º ano do Médio).
Havia ainda a categoria Escola, para estabelecimentos que desenvolvessem atividades de sensibilização quanto ao tema da redação. Até o dia 9 de dezembro, todos os vencedores já serão conhecidos. (NW)