Cotidiano

Especialista fala sobre alfabetização de crianças na pandemia

A psicopedagoga Graciela Ziebert aborda sobre o tema na primeira edição da coluna Falando de Alfabetização

O objetivo da alfabetização é ensinar a ler e escrever, e o ensino de crianças nessa fase, tem sido uma das grandes preocupações dos pais com o ensino remoto, por conta da pandemia do coronavírus.

A psicopedagoga Graciela Ziebert esclarece sobre como os pais podem auxiliar seus filhos no desenvolvimento de crianças nesse período de aprendizado.

Ela ressalta que os familiares podem auxiliar nesse processo sem deixar um deficit de aprendizado. “É importante ressaltar que nós inciamos esse processo de alfabetização na primeira infância, a partir dos 5 anos até os 8 anos de idade que a criança é alfabetizada. As famílias podem auxiliar nesse momento”, destaca.

A leitura e a contação de histórias, assistir filmes, fazer brincadeiras, atividades lúdicas, motoras, e jogos auxiliam no aprendizado e estímulo das crianças, segundo a psicopedagoga. “Nós precisamos estimular nossas crianças, pois aprendemos pelo sentido, tudo que for fazer com elas, tem que se dispor a dar atenção ao realizar essa atividade, contextualizando o momento”, explica.

A psicopedagoga disse que é importante explorar a atividade feita com a criança. “Se eu contei uma história, eu vou explorar quais eram os personagens, qual a letra do nome desses personagens, associar a uma outra imagem ou a um nome com a mesma letra, pedir pra criança recriar aquela história através do desenho ou da escrita”, comenta.

Graciela Ziebert contou que a rotina de atividades deve ser diária, para manter o vínculo com o aprendizado. “Criar um a rotina de atividades todos os dias, explorando os rótulos que possui em casa, cores, tamanhos e quantidades, fazendo isso de maneira prazerosa, faz com que o aprendizado seja mantido”, conta.

E segundo a especialista, dar toda a atenção e carinho para os filhos durante essas atividades é primordial. “Dar toda atenção e todo carinho naquela atividade com seu filho, faz com que a criança se sinta mais segura emocionalmente, observar nossas crianças nesse momento de isolamento é importante”, disse.

Confira a coluna no link abaixo:

https://folhabv.co.br/coluna/79/falando-de-educacao