Moradores de vários bairros reclamam de problema no sistema de esgoto da Capital em pontos distintos. Na rua Tia Joaca, no bairro Caimbé, zona Oeste, desde o final do mês de janeiro que um vazamento em via pública tem incomodado a vizinhança. A moradora Tariana Lucena disse que já reclamou para as autoridades a fim de tentar resolver a situação, sem sucesso.
“Entrei em contato com a Caer [Companhia de Água e Esgoto de Roraima] diversas vezes e, por fim, eles me disseram que aqui não tem esgoto propriamente dito. O que existe é o início de uma obra que a prefeitura começou através de uma empresa, a Renovo”, relatou Tariana.
Ela disse que posteriormente telefonou para o número 156, a central de serviços da prefeitura, mas alegou não ter obtido retorno. “Tentei por três dias, enviei e-mail e nada. A água já virou lodo e alagou toda a rua. O cheiro é muito forte. Até as crianças da vizinhança pararam de brincar na rua”.
No bairro 13 de Setembro, zona Sul da Capital, a esquina da rua Cícero Vieira com a rua dos Tangarás está inundada por água de esgoto. O motorista Lindoval Pereira, morador da quadra, afirmou que há duas semanas a situação está crítica. “Essa água mina de uma caixa de esgoto aqui na rua ao lado. O cheiro é insuportável! Estamos comendo no quarto porque não há condições”, afirmou.
A manicura Elimara de Pinho completou dizendo que sua avó, em idade avançada, começou a apresentar problemas de saúde desde que o esgoto avançou pela parte lateral do muro de sua propriedade. “Minha avó está com problema de ar. Quando o vento bate, não há quem fique perto!”, explicou.
A moradora disse que os vizinhos já se reuniram para tratar sobre o tema e suas reclamações foram encaminhadas à Prefeitura de Boa Vista e à Caer, mas, até o momento, nada havia sido feito. “Eles sabem do problema. Sempre nos dizem que vão mandar alguma equipe, mas nunca deram as caras”, criticou.
GOVERNOS – A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que quando se trata de problema relacionado a esgoto público, o caso é de competência da Caer, administrada pelo Governo de Roraima. A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que havia sido enviada, na tarde de ontem, uma equipe à rua Tangarás, no 13 de Setembro, e que os técnicos detectaram que o esgoto estava entupido, quando começaram a solucionar o problema ainda à tarde.
Sobre a denúncia no bairro Caimbé, o governo afirmou que será enviada uma equipe nesta sexta-feira para verificar a situação. Informou ainda que a Caer dispõe de linha para contato da população em caso de problemas e solicitação de serviços. O telefone é o 0800-280-9520. (JPP)
Cotidiano