Moradores da rua Almerindo dos Santos, localizada no bairro Buritis, e pais de alunos da Escola Estadual Cunhatã Curumim procuraram a Folha para reclamar da qualidade da água distribuída aos residentes. Quem passa pela rua, sente o mau cheiro do esgoto a céu aberto.
Segundo a mãe de um aluno, que não quis ser identificada, o problema existe há pelo menos dois meses e que, até o momento, nada foi feito para resolver a situação.
“É inadmissível você ver um problema de saneamento básico como esse esperando tanto tempo para ser resolvido, pois essa água escorre há dois meses. Nós pagamos impostos e merecemos uma resolução adequada e rápida. Todos estão se sentindo incomodados com esse mau cheiro insuportável”, disse.
Um morador, que também preferiu não ser identificado, relatou que até em ano eleitoral os políticos não têm sensibilidade para solucionar problemas simples que reduzem a qualidade de vida da população. “Impressionante como nem mesmo em um período próximo de eleições, você consegue conscientizar as autoridades de que é preciso trabalhar com seriedade e comprometimento. São essas falhas que deixam a cidade como está, ou seja, cheia de buracos e esgoto”, frisou.
OUTRO LADO – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que enviou uma equipe ao bairro Buritis e que foi necessário fazer a manutenção na rede de esgoto, localizada na rua Almerindo dos Santos. “Ao identificar o problema, a equipe realizou, de forma imediata, a limpeza geral dos PVs (poços de visita), por meio de jateamento na rede. Desta forma, o sistema voltou a funcionar normalmente”, frisou.
A empresa ressalta que a população pode contribuir para evitar esse tipo de problema, fazendo o uso correto da rede de esgoto, ou seja, evitando o descarte do óleo de cozinha pela pia e a eliminação por meio dos PVs de restos de materiais como plástico e madeira por exemplo. Além disso, é preciso manter a limpeza frequente das caixas de gordura de suas residências, pois esse material pode comprometer toda a rede.
A Caerr orienta ainda aos clientes que necessitarem de algum tipo de atendimento que busquem a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, das 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br. (E.S)