Cotidiano

Escolas de Roraima se mobilizam para revisar Projeto Pedagógico

As atividades vão contar com a participação de toda a comunidade escolar a partir desta quarta-feira, 27, até sexta, 29

Para adequar e reelaborar o Projeto Pedagógico (PP) do Ensino Fundamental, as instituições de ensino da rede estadual estarão mobilizadas a partir desta quarta-feira, 27. As atividades vão contar com a participação de toda a comunidade escolar e seguem até sexta, 29.

Pais, alunos, professores, gestores escolares, coordenadores e orientadores pedagógicos se dedicarão nestes dias para propor adequações ao PP à luz do Documento Curricular de Roraima (DCRR).

As atividades para estudo e readequação do PP nas escolas ocorrerão dentro do planejamento pedagógico das unidades de ensino, com as atividades letivas seguindo normalmente.

“Será um dia em que a escola reúne a sua equipe para pensar na reelaboração do projeto pedagógico. Isso se dá em vários momentos. Esse encontro será para alinhar as diretrizes da implementação do nosso DCRR do Ensino Fundamental”, explicou Rosilda Garcia, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

O DCRR é o documento que direciona as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

O Documento foi construído com base nas diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).

Na primeira quinzena de novembro, a equipe ProBNCC reuniu gestores escolares e coordenadores pedagógicos para um encontro formativo a fim de passar as principais orientações para as discussões e revisão do PP.

Foram sugeridos aos gestores e coordenadores pedagógicos alguns temas e reflexões para trabalhar junto à equipe pedagógica, como a relação do PP e o plano de aula; a relação do PP com os outros documentos e planejamentos institucionais da escola e, ainda, sobre os princípios e avaliação da aprendizagem dos alunos.

A revisão do PP é uma etapa importante da implementação da BNCC no Estado. Após a revisão do Projeto Pedagógico, o DCRR será efetivamente implementado na escola, uma vez que no PP irá constar como o trabalho será desenvolvido na instituição de ensino, garantindo as especificidades e particularidades da comunidade escolar, tudo alinhado e em consonância com o Documento Curricular.

PROJETO PEDAGÓGICO – É um documento que define a identidade da escola. Um instrumento que apresenta as finalidades, concepções e diretrizes para o funcionamento da instituição de ensino.

Cada escola elabora o seu PP, pois ele irá refletir a proposta educacional da escola e deve estar alinhado às especificidades e características da comunidade em que a unidade escolar está inserida.

No PP, também ficam estabelecidos os projetos e atividades educativas que serão desenvolvidas pela escola para alcançar sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Os Projetos Pedagógicos das escolas devem ser reformulados a cada dois anos a fim de que sejam adequados às novas diretrizes e legislações educacionais e também às mudanças em cada ambiente escolar.