Cotidiano

Entenda porque animais silvestres têm aparecido nas áreas urbanas

Segundo a Cipa, um dos motivos para a aparição de animais é que o habitat natural desses bichos tem diminuído

Nos últimos dias, diversas imagens têm circulado nas redes sociais em Roraima por conta do aparecimento de animais silvestres nas áreas urbanas e no interior do estado, como foi o caso da cobra na biblioteca da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do jacaré açu nadando no Rio Branco.

Um casal de idosos que reside no município do Amajari conta que é comum encontrarem animais silvestres dentro ou perto de casa, já que vivem em uma fazenda. Entretanto, eles afirmam que ultimamente até lá isso tem acontecido mais que o habitual.

“A gente sempre teve muito cuidado, mas agora estamos até fechando as portas de casa porque já aconteceu de encontrarmos uma cascavel no meio da sala. Mas também aparece muito tamanduá, iguana, porco do mato e irara. Já teve até onça! Acho que eles vêm atrás de água”, disse a senhora de 67 anos.

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar de Roraima, Capitão Correia, explica que o aparecimento mais frequente dos animais silvestres se deve ao fato de que a área urbana tem se expandido muito, o que resulta na diminuição do espaço onde os selvagens vivem. Ou seja, o ser humano tem invadido cada vez mais o meio ambiente.

“Na verdade, os animais silvestres são os mais prejudicados, porque o habitat natural deles está sendo destruído, então eles vêm pra área urbana e acabam sendo atropelados ou mortos”, afirmou o comandante.

O Capitão nega que o clima possa ser a razão principal da aparição desses animais, apesar de acontecer em alguns casos específicos.

CUIDADOS – O atropelamento de animais silvestres no país é a principal causa de morte de animais superando caça ilegal, desmatamento e poluição. São 15 animais mortos por segundo, ou 1,3 milhão por dia e até 475 milhões por ano, segundo projeção do CBEE (Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas), da Universidade Federal de Lavras (MG).

Os cuidados devem ser intensificados, principalmente nas estradas rurais. Manter a atenção nas vias e respeitar os limites de velocidade podem ajudar a salvar vidas de animais e pessoas que estão nos veículos.

Ao se deparar com um animal silvestre em Roraima, é necessário entrar em contato imediatamente com a Central de Emergências 193, ou com a Polícia Militar 190 para acionar a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental).

Por Camilla Salustiano

Leia mais: 

Jacaré açu é flagrado nadando no Rio Branco – Folha de Boa Vista

Cobra é encontrada na Biblioteca Central da UFRR – Folha de Boa Vista