Com essa nova funcionalidade, o Banco Central espera modernizar ainda mais o sistema de pagamentos brasileiro, ampliando o acesso a serviços financeiros (Foto Divulgação)
Com essa nova funcionalidade, o Banco Central espera modernizar ainda mais o sistema de pagamentos brasileiro, ampliando o acesso a serviços financeiros (Foto Divulgação)

Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos bancários, o Pix Automático passa a ser obrigatório para todas as instituições financeiras a partir desta segunda-feira (13). Lançada em caráter opcional em junho, a nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) foi criada para permitir pagamentos periódicos automáticos — como contas de água, luz, escola ou serviços por assinatura — de forma simples e segura.

A principal diferença é que, com o Pix Automático, o cliente autoriza o pagamento apenas uma vez, e os débitos passam a ocorrer automaticamente na conta, conforme a periodicidade definida. Assim, o consumidor não precisa mais realizar transferências manuais ou depender do débito automático tradicional, que exige convênios específicos entre empresas e bancos.


Benefícios para consumidores e empresas
Segundo o Banco Central, o Pix Automático pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito ou que enfrentam dificuldades para contratar o débito automático tradicional.
Para empresas e microempreendedores individuais (MEI), a novidade simplifica o processo de cobrança. Antes, o débito automático exigia acordos com cada instituição financeira — algo viável apenas para grandes companhias. Com o Pix Automático, basta solicitar a adesão ao banco onde a empresa tem conta, tornando o processo mais acessível e menos burocrático.


Como vai funcionar na prática

A empresa ou prestador de serviço envia um pedido de autorização de Pix Automático ao cliente.

No aplicativo do banco ou instituição financeira, o cliente acessa a opção “Pix Automático”.

O usuário lê e aceita os termos da operação.

Define a periodicidade da cobrança, o valor (fixo ou variável) e o limite máximo por transação.

A partir da data combinada, o sistema realiza os débitos automaticamente.

As cobranças podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados.

O cliente pode cancelar a autorização ou ajustar valores e periodicidade a qualquer momento.